Alunos e professores da Unicentro tiram dúvidas da população sobre programa Nota Paraná

0
120

Alunos e professores da Unicentro tiram dúvidas da população sobre programa Nota ParanáPublicado 7 de novembro de 2016 | Por ariane

O “CPF na Nota” é um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro, que tem como objetivo esclarecer dúvidas da comunidade sobre o programa Nota Paraná, do governo do Estado. Para isso, são realizados atendimentos públicos e gratuitos em locais de grande circulação de pessoas, como um supermercado.
O primeiro dia de atividades com a população foi sábado (5) e chamou a atenção de quem passava pelo Superpão Compre Mais. Um deles foi o motorista Raul Rocha Netto, que resolveu aderir ao programa Nota Fiscal Paraná, mas quando foi fazer o cadastro pela internet, um conflito na numeração entre o CEP e o CPF impossibilitaram a conclusão do registro. “Eu não estava conseguindo acessar bem certinho a numeração certa. Então, eu procurei o atendimento, eles tiraram a dúvida e já me cadastraram no programa. A gente que trabalha não tem tempo de ficar correndo atrás. Aqui ficou bem mais fácil e bem mais rápido também”.

Professora Luci Longo (direita), responsável pelo projeto (Foto: Emanuel Mikowski)

Professora Luci Longo (direita), responsável pelo projeto (Foto: Emanuel Mikowski)

Além de esclarecer dúvidas sobre a Nota Paraná, os alunos também realizavam a inscrição de pessoas que, por algum motivo, não conseguiram finalizar o processo de cadastramento em casa. Foi o que aconteceu com o casal Evanilda Silvério e Almir Izidoro. Interesse em participar do programa eles tinham, só não conseguiram fazer o cadastro por conta própria. Com a ajuda dos acadêmicos, eles resolveram o problema e aprenderam mais sobre o sistema de retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Esse projeto é uma iniciativa muito legal, porque nós já tentamos fazer por conta própria o cadastro, mas não conseguimos. Hoje foi a oportunidade de fazer”, destaca Almir.
Para os acadêmicos, o projeto é uma oportunidade de colocar em prática toda a teoria que é vista em sala de aula. “É uma experiência para entender o que o público está pensando a respeito do assunto, porque a gente sabe a teoria, porém não sabe as dúvidas do cliente – por que ele não está fornecendo o CPF, quais as dúvidas, abordar esse lado também trás muito aprendizado”, comenta Vanessa Souza, uma das acadêmicas que faz parte do projeto.

Atendimento gratuito vai se repetir no próximo sábado, 12 (Foto: Emanuel Mikowski)

Atendimento gratuito vai se repetir no próximo sábado, 12 (Foto: Emanuel Mikowski)

Samuel De Oliveira, que também integra o grupo de extensionistas, destaca a importância do contato direto com o público na experiência da formação acadêmica. “É um trabalho que você está em direto contato com o público e isso mostra que o curso de Ciências Contábeis saiu de dentro do escritório de contabilidade, saiu de dentro da sala de aula e passou a ter convívio com a sociedade e começou a fazer diferença na sociedade”, comenta o estudante.
Se você também tem dúvidas sobre o programa Nota Paraná, atenção! O próximo atendimento está agendado para sábado, dia 12 de novembro, na praça de alimentação do supermercado SuperPão Compre Mais. O serviço é gratuito e estará disponível das nove da manhã até as cinco da tarde.

Postado em noticiasFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome