Alunos da Unicentro participam de Colóquio na Argentina

0
110

Alunos da Unicentro participam de Colóquio na ArgentinaPublicado 10 de novembro de 2015 | Por coorc

Durante a última semana, nove alunos de comunicação da Unicentro estiveram na Argentina para participar do ‘Coloquio de Historia de los medios de la región’, organizado pela Universidade Nacional de Misiones. Os acadêmicos foram selecionados para apresentar pesquisas científicas durante o evento.

O acadêmico André Justus, do terceiro ano de Jornalismo, apresentou os resultados de sua pesquisa de iniciação científica para os estudantes argentinos, ele conta o significado dessa participação da Unicentro no colóquio. “Participar do colóquio foi incrível, ainda mais por ser em outro país com pessoas novas e culturas diferentes. O colóquio trouxe a oportunidade de compartilharmos nossas pesquisas com os alunos, mostrando um pouco do nosso trabalho realizado na Unicentro, além disso, assistimos alguns trabalhos dos estudantes da UNAM, criando uma discussão a respeito dos temas apresentados. Experiências como essa nos motivam ainda mais a continuar pesquisando”, relata.

Além de apresentar as pesquisas e participar da agenda do colóquio, os alunos da Unicentro também participaram de uma programação envolvendo os meios de comunicação da cidade. A acadêmica Amanda Pieta acredita que essa troca de informações entre os países é muito importante para o currículo. “Conhecemos os meios de comunicação, conhecemos uma emissora de televisão, uma rádio, conhecemos um pouco do jornalismo online também, que estava dentro da nossa programação. E pra mim é importante esta participação envolvendo estudos em outro país, em outra universidade, tanto pra gente mostrar para as pessoas daqui como é a nossa realidade, o que que a gente estuda, como também conhecer o que é de interesse deles, os estudos, que autores eles estudam. Então esse intercâmbio de informações no meio acadêmico é muito importante para o nosso currículo e também para o deles”, explica.

Uma das organizadoras do colóquio, a professora Norma Alvarez, ressaltou que os países da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) estão em constante comunicação. Por isso, é interessante esse intercâmbio de informações entre as universidades. “Um pouco da ideia é colocar em comum as investigações similares, que estão fazendo tanto os investigadores, os alunos daqui e nos países vizinhos, é o caso do Paraguai, é o caso do Brasil, que como vimos nas pesquisas que estão apresentando o estudantes são questões ligadas a história dos meios na zona de fronteira e que nos afetam tanto à Argentina, como ao Paraguai, como ao Brasil, e que estamos em constante comunicação”, finaliza a professora.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome