Uma equação política baseada numa fórmula mágica

0
64

Incorporar

Copie e cole o código de incorporação acima

A Suíça é governada pelo Conselho Federal, um órgão formado por sete ministros. Porém como esses postos são divididos entre os partidos? A proporção é o que conta (Michele Andina, swissinfo.ch)

A divisão de assentos no governo federal suíço é regida há mais de meio século pela chamada "Fórmula Mágica". Porém esse consenso político foi abalado nos últimos anos, especialmente quando o maior partido do país passou a ter apenas um representante no Conselho Federal. (Michele Andina, swissinfo.ch).

Quando a Suíça moderna foi fundada em 1848, o governo era constituído exclusivamente por membros do mesmo partido. Foi apenas em 1891 que um segundo partido passou a ser representado no Conselho Federal, o corpo de sete ministros que governa o país. Depois passaram mais cinquenta anos até que dois partidos passassem a integrá-lo. Em 1959, os quatro partidos com mais representatividade decidiram que os sete assentos governamentais deveriam ser atribuídos segundo uma proporção que reflete as forças do Parlamento.

Essa "Fórmula Mágica" compõe a democracia de consenso no modelo suíço. Ela é um paradigma na qual as decisões só são duradouras se apoiadas tanto pelas minorias, como pelas maiorias.

A partilha de assentos no Conselho Federal permaneceu por muito tempo estável. Foi a partir de 2003, quando o Partido do Povo Suíço (SVP, na sigla em alemão), o maior partido do país, se viu com apenas um representante que a Fórmula Mágica foi questionada.

Escreva o primeiro comentário a este artigo.

Escreva um comentário…

Mais…
Menos…Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome