Um planeta grisalho de norte a sul

0
74

O envelhecimento da população está aumentando em um ritmo sem precedentes. Se, no passado, apenas as economias desenvolvidas estavam em causa, o fenômeno afeta agora o mundo todo. Pensões, os custos da saúde, a diminuição do crescimento econômico… Através de uma série semanal de gráficos, swissinfo.ch decifra esse fenômeno global com múltiplas implicações.

A população suíça é uma das mais velhas do planeta. No topo da lista das cabeças grisalhas, a Confederação Suíça só fica atrás da Alemanha, da Itália e do Japão.

Se todos sabem que vivemos mais tempo do que antes, é difícil perceber como a pirâmide etária foi se transformado durante o último século. O gráfico animado abaixo ilustra essas mudanças profundas. Em 1860, a Suíça contava 12 pessoas de 20 a 64 anos para uma pessoa com 65 anos ou mais. Hoje, essa proporção é de apenas 3,4 por 1.

 (swissinfo.ch)
(swissinfo.ch)

Junte-se a nós na próxima semana para dar um zoom nas causas do envelhecimento. Enquanto isso, esta pergunta talvez irá inspirar um comentário:

Você acha que os governos já devem implementar hoje medidas específicas relacionadas ao envelhecimento da população. Se sim, quais?


Adaptação: Fernando Hirschy,
swissinfo.ch

Fonte: Rádio Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome