Suíça reduz força de paz no Kosovo

0
91

Depois de mais de uma década ajudando a manter a paz no Kosovo, a Suíça planeja manter seu contingente armado no país dos Balcãs, mas está reduzindo seu contingente.

Uma missão alargada no Kosovo com um contingente menor (Keystone)

Uma missão alargada no Kosovo com um contingente menor

(Keystone)

O governo suíço declarou na quinta-feira que reduziu a força máxima autorizada da Swisscoy, o contingente da Suíça dentro da força multinacional do Kosovo (KFOR) desde 1999.

O mandato da Swisscoy também foi prorrogado até o final de 2020 e o governo disse que "se reserva o direito" de aumentar o número de tropas novamente se necessário para manutenção de curto prazo ou para proteção contra uma ameaça maior.

"A estabilidade nos Balcãs Ocidentais, incluindo no Kosovo, é essencial para a segurança da Suíça", disse o governo em comunicado, acrescentando que o compromisso militar suíço de promover a paz no Kosovo depende do fortalecimento da consolidação militar "quantitativa e qualitativamente".

No entanto, a decisão do governo reduzirá a força máxima autorizada da Swisscoy para 190 soldados, de seu nível atual de 235 soldados, nos próximos anos. Os cortes afetarão principalmente os esforços suíços de ajuda com transporte e engenharia.

O Kosovo está em recuperação desde a guerra de 1999 entre os sérvios étnicos e os kosovares albaneses, mas muitos kosovares, especialmente os jovens, estão saindo para escapar da pobreza generalizada e do desemprego. Grande parte da infraestrutura foi reparada e um dos setores promissores é o turismo.

A Suíça segue uma tendência geral observada entre as tropas da KFOR, que reduziu a sua força global desde 1999 de 50.000 para 4.650. Outras reduções estão previstas para 2.600 soldados de paz até 2020.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

swissinfo.ch com agências

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome