Suíça atingida por fortes chuvas e inundações

0
119

Nos últimos dias, chuvas torrenciais, tempestades e enchentes repentinas inundaram cidades e vilarejos em várias regiões da Suíça.

As inundações foram particularmente intensas em torno de Lenzburg, no cantão da Argóvia (Keystone)

As inundações foram particularmente intensas em torno de Lenzburg, no cantão da Argóvia

(Keystone)

A chuva pesada dos últimos dias tem causado danos a casas e infraestruturas nos cantões de Solothurn, Argóvia e Basileia-Campo, com numerosas casas e estradas inundadas. Os serviços de polícia e bombeiros foram chamados 400 vezes só na Argóvia (centro-norte) e, em diversas áreas, voluntários da proteção civil tiveram que ajudar a população. Na cidade de Stetten, 60 milímetros de chuva caíram em três horas.

Chuva forte causa danos em toda a Suíça

Incorporar

Copie e cole o código de incorporação acima

Nos cantões da Argóvia, Solothurn e Basileia-Campo os serviços de polícia e bombeiros receberam mais de 600 pedidos de ajuda devido às fortes tempestades e inundações. (SRF/swissinfo.ch)

Os serviços ferroviários foram afetados entre Lenzburg e Othmarsingen na linha Zurique-Argóvia. Em Oftringen, um celeiro foi incendiado após ser atingido por um raio, mas ninguém ficou ferido. Na quarta-feira à tarde, a autoestrada A1 foi inundada perto de Lenzburg causando engarrafamentos por mais de uma hora.

Uma estrada inundada em Dottikon, cantão da Argóvia (Keystone)

Uma estrada inundada em Dottikon, cantão da Argóvia

(Keystone)

Nos cantões da Basileia, no noroeste da Suíça, os serviços de polícia e bombeiros receberam 400 pedidos de ajuda por causa de córregos e rios que transbordaram. Várias estradas locais foram inundadas, bem como as autoestradas A2 e A3 perto de Pratteln, Liestal e Augst.

Tempestades e chuvas fortes caíram no cantão da Basileia-Campo causando engarrafamentos na autoestrada A2 (Keystone)

Tempestades e chuvas fortes caíram no cantão da Basileia-Campo causando engarrafamentos na autoestrada A2

(Keystone)

A polícia de Solothurn recebeu 110 pedidos de ajuda, principalmente devido a porões inundados e pequenos deslizamentos de terra.

Um deslizamento de terra em Lüchingen, no cantão de St. Gallen (leste), em 4 de junho (Keystone)

Um deslizamento de terra em Lüchingen, no cantão de St. Gallen (leste), em 4 de junho

(Keystone)

No centro da Suíça, a região entre Berna e Chiètres, no cantão de Friburgo, foi duramente atingida por chuvas torrenciais. Trens entre Berna e Neuchâtel e Berna Brunnen Westside e Chiètres foram atrasados.

Em Zurique e Friburgo, 58 milímetros de chuva caíram em 12 horas.

Um celeiro em La Roche, cantão de Friburgo, danificado por inundações e tempestades em 5 de junho (Keystone)

Um celeiro em La Roche, cantão de Friburgo, danificado por inundações e tempestades em 5 de junho

(Keystone)

Em geral, a região oeste da Suíça, de língua francesa, tem escapado das fortes chuvas e inundações. O serviço meteorológico MeteoSuisse adverte, no entanto, que toda a região do Jura pode sofrer com violentas tempestades e inundações semelhantes às da terça-feira, que causaram falta de energia no cantão da Basileia-Campo e o bloqueio da autoestrada Transjurane (A16).

Uma violenta tempestade atingiu Genebra na quarta-feira à tarde, provocando a queda de uma grande árvore que paralisou toda a linha de bonde 12, atrasando ainda mais o intenso trânsito da cidade. Não houve feridos.

O mapa abaixo mostra em detalhes as inundações e os sinais de alerta em toda a Suíça. Dê um zoom para saber mais.

Após dias de chuva contínua, o serviço de meteorologia MeteoNews alerta para um risco elevado de inundações e deslizamentos de terra na região alpina central e oriental da Suíça. A chuva forte deve continuar nas regiões de língua alemã e pode causar danos locais na quinta-feira, disse MeteoNews em um comunicado na quarta-feira.

Por volta de 50 milímetros de chuva, e até 80 mm em algumas áreas, são esperados em toda a região alpina central e oriental. Os níveis de córregos e rios como o Aare, Thur, Emme, Petite Emme e Sihl devem subir até sexta-feira.

Festival de rock Greenfield Openair, em Interlaken, em 8 de junho (Keystone)

Festival de rock Greenfield Openair, em Interlaken, em 8 de junho

(Keystone)

Você já foi atingido por tempestades e inundações? Conte sua experiência nos comentários abaixo.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Endereço e-mail


Adaptação: Fernando Hirschy,
swissinfo.ch

Fonte: Rádio Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome