Pesquisa aponta lugares mais em conta para se viver

0
63

A Suíça é um lugar notoriamente caro para viver. Mas uma pesquisa sobre renda disponível identificou disparidades entre custos de habitação, impostos, saúde e incentivos fiscais em diferentes regiões do país.

Genebra é o pior cantão para gerar renda disponível (Keystone)

Genebra é o pior cantão para gerar renda disponível

(Keystone)

Segundo um relatório do banco Credit Suisse, as cidades e os destinos turísticos populares sugam mais dinheiro do seu bolso do que locais remotos e rurais. Isso torna o cantão Uri o lugar menos caro para morar na Suíça, enquanto Genebra é o cantão mais caro.

A pesquisa mede as discrepâncias na renda disponível de vários tipos de famílias e rendimentos diferentes, dependendo de onde se mora no país. Ela também leva em conta fatores como serviços públicos, incentivos fiscais para famílias e custos de deslocamento.

A parte ocidental da Suíça, incluindo os cantões de Genebra, Vaud e Valais, cobra os impostos mais altos e tem os planos de saúde mais caros. Porém, esses cantões também oferecem serviços de puericultura mais baratos.

Pequenas mudanças, grandes economias

Alguns detalhes revelam pontos mais surpreendentes. Mudar em apenas alguns quilômetros pode economizar bastante nas contas domésticas anuais, dizem os pesquisadores do Credit Suisse. A maior economia pode ser feita atravessando divisas cantonais, mas também é possível economizar algum dinheiro ficando no mesmo cantão.

Essa também é uma consideração importante para os trabalhadores estrangeiros, disse Thomas Rühl, chefe de pesquisa regional no banco Credit Suisse. "Quando chegam pela primeira vez à Suíça, os trabalhadores estrangeiros frequentemente se instalam nos grandes centros e só consideram a questão dos impostos quando calculam seu custo de vida", disse. "Mas depois de um tempo, muitos procuram otimizar suas finanças, mudando-se para subúrbios menos onerosos."

Embora a diferença na renda disponível seja acentuada entre as regiões superior e inferior do estudo, a disparidade no custo de vida na maioria dos cantões é menos pronunciada. Pequenas mudanças nas taxas de imposto ou custos de habitação podem produzir resultados espetaculares.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

swissinfo.ch

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome