Montanha ameaça a maior geleira da Europa

0
74

Incorporar

Copie e cole o código de incorporação acima

Uma grande parede rochosa ameaça cair no Glaciar de Aletsch, no Valais. Geólogos estão alarmados, mas ninguém pode dizer como e quando exatamente ela vai vir abaixo. (RTS/swissinfo.ch)

Com 30km de comprimento, o Glaciar de Aletsch é o maior dos Alpes. A geleira diminuiu significativamente nas últimas décadas, como resultado do aquecimento global. Em alguns lugares, onde a geleira servia para apoiar as montanhas circundantes, o gelo desapareceu quase completamente. Isso aumenta muito o risco de deslizamentos.

Agora, os geólogos descobriram grandes rachaduras em uma das faces da montanha. Elas estão se movendo 20 centímetros por dia. Os especialistas não sabem quanto tempo a montanha vai deslizar nem como ela vai cair exatamente. O deslizamento de rochas não representa uma ameaça iminente para as pessoas, já que ninguém mora na zona de risco. As trilhas de montanhismo foram fechadas e marcadas com sinais de alerta.

De acordo com o geólogo do cantão do Valais, Raphaël Mayoraz, os escombros da montanha poderiam formar uma barragem entre a geleira e o cantão. Isto poderia resultar na formação de um lago, o que pode representar uma ameaça potencial para pessoas.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome