Enquadrando o Processo Democrático

0
128

Eleições presidenciais nos EUA

Enquadrando o Processo Democrático

Cédric von Niederhäusern

 (swissinfo.ch)

"Eu não sei se o povo dos Estados Unidos votaria em homens superiores se eles se candidatassem ao cargo, mas não pode haver dúvida de que esses homens não se candidatariam."

Alexis de Tocqueville (1805 – 1859)

Terça-feira, 8 de novembro de 2016: é dia de eleições nos Estados Unidos. Neste dia os americanos irão eleger seu 45° presidente – ou possivelmente, e pela primeira vez na história, uma presidenta. A eleição se deu após uma campanha sem precedentes, que dividiu e polarizou o país em diversos aspectos de uma maneira como jamais se viu antes.

O jovem fotógrafo bernense Cédric von Niederhäusern viveu os últimos doze meses nos Estados Unidos estudando fotojornalismo no Centro Internacional de Fotografia (International Center for Photography, ICP), em Nova York. Após terminar o ensino médio, ele trabalhou como estagiário em diversos veículos de comunicação suíços, mais recentemente na editoria de imagem do jornal Tages-Anzeiger, de Zurique. Recomendado por Koni Nordmann, ele se candidatou ao curso do ICP, foi aprovado, fez as malas e, três meses depois, estava em Nova York com um grupo de estudantes do mundo todo.

Cédric von Niederhäusern começou a se interessar por política e sociedade desde pequeno, e assim ele logo decidiu explorar os EUA sob a perspectiva da campanha eleitoral em pleno curso. O trabalho aqui exposto foi desenvolvido no âmbito de sua formação no ICP.

Manifestação "América em primeiro lugar", Cleveland, Ohio, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Manifestação "América em primeiro lugar", Cleveland, Ohio, julho de 2016

Exeter, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Exeter, New Hampshire, fevereiro de 2016

Manifestação "Pelo fim da pobreza", Cleveland, Ohio, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Manifestação "Pelo fim da pobreza", Cleveland, Ohio, julho de 2016

"Nova York foi minha primeira experiência real de Estados Unidos. Eu já estive aqui uma vez quando era criança, junto com meus pais, mas as lembranças de então são muito vagas. Tudo era novo para mim. Assim eu pude me relacionar com meu novo ambiente de maneira mais fresca. No contexto do meu trabalho, eu era claramente um outsider, um cara de fora. Mas logo me dei conta que chegar aqui bem num ano eleitoral era uma oportunidade especial. A atmosfera está carregada, as pessoas estão nervosas, havia algo no ar."

"No início havia decidido fazer algo sobre o papel dos militares nos EUA. Na Suíça temos uma relação completamente diferente quanto a questões como poder ou guerra. Eu nunca havia assistido a um desfile militar antes de ir fotografar o desfile do Dia dos Veteranos (Veterans Day parade) em Nova York."

Amarillo Rifle e o Clube da Pistola, Amarillo, Texas, janeiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Amarillo Rifle e o Clube da Pistola, Amarillo, Texas, janeiro de 2016

"Fui contratado por um jornal suíço para viajar até Amarillo, Texas, e fazer uma reportagem junto com o correspondente sobre o movimento republicano. Esse trabalho me fez sair pela primeira vez de Nova York e me abriu uma perspectiva totalmente nova. Amarillo é uma cidade de caminhoneiros, ela encontra-se na histórica Route 66, rodeada por uma vasta paisagem agrária."

"Aqui conheci, por exemplo, Gary Hassle, instrutor em um stand de tiro, colecionador de armas e, obviamente, membro da National Rifle Association (NRA). Com as mais recentes chacinas em mente, encontro-me de repente frente a frente com esse simpático, solícito e orgulhoso americano. O contraste entre Nova York e Amarillo não poderia ser maior. Esse conflito íntimo nunca mais me deixou, me acompanhando durante todo o meu trabalho."

Samantha Peden, de Colorado, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Samantha Peden, de Colorado, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

Bairro da Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Bairro da Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

Exeter, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Exeter, New Hampshire, fevereiro de 2016

"Eu acho que ser suíço é bastante útil em tais situações. Abre muitas portas. Isso tem muito pouco a ver com identidade nacional, e muito mais com uma imagem do país que se construiu fora da Suíça há muito tempo. Ela é um símbolo de independência e neutralidade. Como suíço eu sou um observador indiferente, não represento nada, nenhum interesse – apenas a pequena Suíça."

Centro de Cleveland, Ohio, julho de 2016

Correspondente da CNN, Sara Ganim, Manhattan, Nova Iorque, março de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Correspondente da CNN, Sara Ganim, Manhattan, Nova Iorque, março de 2016

"A campanha eleitoral para o cargo de presidente dos Estados Unidos é um trampolim na carreira de muitos fotojornalistas. Há muitos fotógrafos que se concentram sobre a teatralidade que envolve a ilusão, o arrebatamento, a irracionalidade, e por aí tentam talvez desmascarar ou fazer um comentário [sobre o processo]. De minha parte, sou um pouco mais cuidadoso; acredito que o assunto é bastante sério. Apesar de toda encenação, as decisões que são tomadas em uma tal eleição são bem reais."

Parque Sunset, Nova Iorque, abril de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Parque Sunset, Nova Iorque, abril de 2016

Presidente Barack Obama, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Presidente Barack Obama, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

Convenção de democratas, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Convenção de democratas, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016

"Adentrar a América rural é uma experiência muito intensa, e naturalmente impregnada de vários clichês. No entanto eu não tenho essa fascinação pelos EUA que observo na maioria das pessoas. Eu me vejo de certa forma resistente em relação a essas imagens. O que me motiva e interessa são as pessoas e as possibilidades de conhece-las por meio do meu trabalho."

"Existe também aquela visão crítica e externa dos EUA. Especialmente no que diz respeito à campanha eleitoral, vêm à tona diversos aspectos grotescos, incompreensíveis e estúpidos. Estou agora de volta à Suíça pela primeira vez em um ano, e quando confrontado com esses juízos tão convictos, frequentemente tento dizer: sim, é verdade, mas… No último ano visitei menos de dez dos 50 estados, estive em Nova York, Texas, New Hampshire, Minnesota, Pensilvânia, Ohio, Virginia. Nesta pequena amostra está também incluída acima de tudo a minha biografia com o pouco que vivi e experimentei durante este ano."

Convenção do Partido Democrata, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Convenção do Partido Democrata, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016

"Minha abordagem é de uma natureza essencialmente poética e nada objetiva. Nas imagens há muito de mim mesmo, muitas vezes elas jogam com símbolos. Eu gostaria de guiar o espectador em determinada direção, mas deixo espaço para que as imagens falem por si."

Ação policial durante manifestação "Black Lives Matter", Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Ação policial durante manifestação "Black Lives Matter", Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

Partidários do candidato republicano Marco Rubio, Londonderry, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Partidários do candidato republicano Marco Rubio, Londonderry, New Hampshire, fevereiro de 2016

Convenção nacional do Partido Democrático, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

"Uma foto de Nova York, tirada durante as primárias em uma das várias manifestações de jovens em apoio a Bernie Sanders. Eu vejo também nessa imagem a frustração com o sistema político, segundo eles manipulado, assim como a confiança nas instituições perdida. Me parece que essa perda de confiança é quase tão presente nos jovens democratas quanto nos seguidores de Donald Trump, que desconfiam do Estado de qualquer maneira."

Convenção nacional do Partido Democrático, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Convenção nacional do Partido Democrático, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

"A policial nessa foto com a rosa na mão. A imagem tem pouco a ver com o fato retratado. Obviamente que eu evoco os sentimentos que afloram no tenso contexto do debate em curso sobre a violência policial, a chacina na boite gay de Orlando havia acabado de acontecer, assim como os ataques a policiais em Dallas e Baton Rouge. A foto é sobre tudo isso e ela ilustra muito bem o meu trabalho não-jornalístico."

Convenção do Partido Republicano, Cleveland, Ohio, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Convenção do Partido Republicano, Cleveland, Ohio, julho de 2016

"No início tive muita dificuldade com o trabalho. As imagens do meu primeiro comício anti-Trump me pareciam nada mais que simples documentos que só atestavam que eu estivera ali. Fiquei refletindo como meu trabalho poderia se destacar, como ele poderia sobreviver no mar de milhares de fotógrafos que aparentemente fazem todos a mesma coisa."

Convenção da candidata democrata Hillary Clinton, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Convenção da candidata democrata Hillary Clinton, Manchester, New Hampshire, fevereiro de 2016

Convenção nacional do Partido Democrata, Filadélfia, Pensilvânia, julho de 2016

"Crianças e jovens aparecem repetidas vezes nas fotos. Talvez porque eu também ainda seja bastante jovem. As crianças que são levadas aos comícios são muitas vezes exploradas. Apesar de não terem nada a dizer, eu as vejo como componentes importantes do processo político. Elas crescem dentro desse sistema, e as decisões de hoje irão influenciar suas vidas futuras. Elas também representam o futuro."

Diamond Lavish Reynolds, a namorada de Philando Castile, que havia sido morto pela polícia na noite anterior, St. Paul, Minnesotta, julho de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Diamond Lavish Reynolds, a namorada de Philando Castile, que havia sido morto pela polícia na noite anterior, St. Paul, Minnesotta, julho de 2016

Evento do candidato democrata Bernie Sanders, Bronx, Nova Iorque, março de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Evento do candidato democrata Bernie Sanders, Bronx, Nova Iorque, março de 2016

"Um grupo de estudantes no Bronx. Para eles, essa é sua primeira campanha. Esses são os meus contemporâneos, minha galera, supostamente os mais próximos das minhas próprias opiniões políticas. Entretanto há uma distância. Eu não sou propenso a ideologias. Seja Bernie Sanders ou Trump. Naturalmente sinto uma simpatia maior por um que por outro, mas mesmo assim tenho uma certa dificuldade com lealdades cegas."

Heidy Animas Lazcano, Laredo, Texas, abril de 2016 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Heidy Animas Lazcano, Laredo, Texas, abril de 2016

Parada militar no Dia dos Veteranos, Manhattan, Nova Iorque, novembro de 2015 (© 2016 Cédric von Niederhäusern)

Parada militar no Dia dos Veteranos, Manhattan, Nova Iorque, novembro de 2015

Imagens

Cédric von Niederhäusern

Tema relacionado


 (Thomas Kern)

Um país livre de drogas

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome