Atualmente diretor de um grupo alemão especializado em tecnologia médica, Ulf Mark Schneider vai substituir Paul Bulcke como CEO da Nestlé. A multinacional dos alimentos com sede em Vevey, na região oeste da Suíça, que este ano celebra os seus 150 anos de existência, confirma a sua orientação nas áreas de nutrição e saúde.
Com dupla cidadania alemã e norte-americana, Ulf Mark Schneider foi escolhido por unanimidade, disse a Nestlé em comunicado na segunda-feira (27). Com 50 anos, ele lidera desde 2003 a Fresenius Group, uma empresa especializada em tecnologia médica, com um faturamento anual de mais de 30 bilhões de dólares, e que emprega 220 mil pessoas em todo o mundo.
Com a nomeação de Ulf Mark Schneider, o Conselho de Administração da Nestlé escolheu um patrão fora da organização e do setor de atividade da empresa, ao contrário de seus antecessores, como Peter Brabeck e Bulcke. A indicação foi considerada uma surpresa pela maioria dos analistas. Ulf Mark Schneider vai tomar as rédeas do grupo de alimentos de Vevey em 1° de janeiro de 2017. Diretor Geral durante oito anos, Paul Bulcke deve tornar-se presidente do conselho de administração na próxima primavera.
Com Paul Bulcke e Ulf Mark Schneider, a Nestlé vai "acelerar a sua ambição de se tornar uma empresa líder mundial em nutrição, saúde e bem-estar", disse Peter Brabeck no comunicado. "Ulf Mark Schneider não vem da Danone nem da Coca-Cola, mas de um grupo ativo no campo da saúde. Desta vez, é realmente uma grande mudança da Nestlé em direção do bem-estar e da nutrição", observa, entretanto, Jean-Philippe Bertschy, analista do banco Vontobel, no jornal Le Temps.
Há vários anos, a Nestlé vem fazendo da saúde e do bem-estar uma de suas áreas prioritárias de crescimento. Em 2015, esta área foi o segundo maior impulsionador de vendas da multinacional suíça.
O número um do ramo, que emprega 335 mil pessoas em todo o mundo, sai de um ano difícil em 2015: em particular devido ao franco forte, as vendas caíram 3% em um ano, para 88,8 bilhões de francos. Seu lucro, entretanto, caiu mais de um terço, para 9,1 bilhões de francos. No primeiro trimestre de 2016, a Nestlé realizou, porém, uma performance acima das expectativas. As vendas permaneceram estáveis em 20,9 bilhões de francos.
Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.
Endereço e-mail
Adaptação: Fernando Hirschy,
swissinfo.ch com agências
Fonte: Rádio Swiss Info