Rolling Stone · Trailer de Duna ajuda jovens fãs de música a descobrir um dos discos de rock clássico mais populares do mundo

0
35

O que Timothée Chalamet e Roger Waters tem em comum? No geral, nada, mas em Dune, tudo

Foi um match feito no paraíso das soundtracks: o novo trailer para Duna, nova adaptação de Denis Villeneuve para uma das novelas de sci-fi mais populares de todos os tempos, embalou  uma nova versão de “Eclipse,” doPink Floyd, a última faixa de um dos discos de rock mais populares de todos os tempos,The Dark Side of the Moon

Enquanto alguns assumiriam que as partes do público que amam ficção científica e rock clássico iriam se sobrepor, os dados de streaming de “Eclipse” depois do lançamento do trailer de Duna sugere que Dark Side of the Moon– já 15x platina nos Estados Unidos e com mais de 45 milhões de cópias vendidas mundialmente – talvez tenha sido descoberto por todo um novo público.

+++ LEIA MAIS: Vídeo compara trailer do novo Duna à odiada versão de 1984, de David Lynch

Depois que o trailer de Duna estreou em 9 de setembro, streams de audio on-demand de “Eclipse” cresceram 50%, enquanto vendas digitais da música decolaram 1.750%, de acordo com os Rolling Stone Charts.

O aumento da atenção na faixa final do disco também teve efeito residual no resto do álbum, com strams do LP do Pink Floyd crescendo 12% nos últimos dias. 

+++LEIA MAIS: David Lynch, diretor da 1ª adaptação (odiada) de Duna, tem ‘zero interesse’ no remake de Denis Villeneuve

Os dados também mostram que a maioria das pessoas que ouviram o disco não o conheciam. No Spotify – onde os streams de “Eclipse” cresceram 54% no total – a música teve 86% dos ouvintes acessando a música pela primeira vez no dia 9 de setembro.

A maioria dessas, Spotify notou, foi streams de millennials: enquanto Duna e Dark Side são queridinhos dos boomers e Geração X, o disco de 1973 talvez tenha sido banido do status “aquele disco na coleção de todos os pais” dos mais novos.

+++ LISTA: De Pink Floyd a Black Sabbath: Os 15 piores nomes originais de bandas famosas

Somente a escalação do ator  Timothée Chalamet ajudou a expor para toda uma faixa demográfica a obra de 400 páginas de Frank Hebert sobre um problema de energia interestelar. Com “Eclipse,” foi algo parecido – entre pessoas com 25 a 29 anos, a faixa viu um crescimento de 75% nos streams; entre 18 e 24, cresceu 65%.

Mesmo assim, Duna não fez The Dark Side of the Moon crescer tanto quanto o eclipse total em 2017: nesse eclipse, o stream de “Eclipse” cresceu 460%.

+++ LEIA MAIS:Os 3 melhores filmes de Timothée Chalamet, muito além de Dune


+++ BK’ lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: ‘A gente sabia que ia explodir’ 

Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome