Youssef Chadad toma posse como novo chefe do governo na Tunísia

0
69
  • Tweeter

Governo

Tunísia

Crise política

Youssef Chadad toma posse como novo chefe do governo na Tunísia

Por

RFI

mediaNovo premiê tunisiano Youssef Chahed, em Tunis, 3 de agosto de 2016.
REUTERS/Zoubeir Souissi

O presidente tunisiano Beji Caid Essebsi nomeou nesta quarta-feira (3) o ministro dos Assuntos Internos, Youssef Chahed, de 40 anos, como chefe do gabinete de unidade nacional.

Youssef Chahed, que tem 30 dias para formar uma nova equipe de governo, segundo a Constituição local, disse que as consultas começarão imediatamente.

"Hoje, estamos entrando em uma nova fase que exigirá esforço, sacrifício, coragem, audácia, abnegação e soluções saídas de uma estrutura clássica", declarou o novo premiê Chahed à imprensa no palácio presidencial de Cartago, afirmando que suas prioridades são o combate ao terrorismo e à corrupção. "Será um governo político, um governo de competências, de jovens", prometeu ele, afirmando que as mulheres "serão melhor representadas".

A nomeação de Youssef Chahed ocorre depois que o Parlamento tunisiano retirou neste sábado (30) seu voto de confiança ao chefe de governo Habib Essid, apenas 18 meses após a sua nomeação. Com um placar de 118 votos contra, três a favor e 27 abstenções, os deputados retiraram seu apoio ao Executivo.

O presidente Essebsi havia aprovado em 2 de junho deste ano um governo de unidade nacional frente às críticas contra o antigo chefe do gabinete, acusado de ineficiência num momento em que a Tunísia atravessa um período sensível, com uma economia em crise e frequentes ataques extremistas.

Desde o anúncio do nome de Chahed nos últimos dias, alguns saudaram a sua juventude (fará 41 anos em setembro), enquanto outros criticaram a promoção de um membro do governo que está de saída, ao mesmo tempo que denunciam o parentesco do novo chefe de gabinete com o governo do presidente Beji Caid Essebsi.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome