Trudeau é 1° premiê canadense a participar da parada gay de Toronto

0
63
  • Tweeter

Justin Trudeau

Primeiro-ministro

Canadá

Parada gay

Toronto

Trudeau é 1° premiê canadense a participar da parada gay de Toronto

Por

RFI

mediaJustin Trudeau cumprimenta participantes da parada gay de Toronto
Reuters

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, fez história no domingo (3) ao se juntar a dezenas de milhares de pessoas na parada gay de Toronto, tornando-se o primeiro premiê em exercício no país a participar do evento.

Uma chuva de aplausos recepcionou Trudeau, enquanto ele caminhava por uma das principais vias da cidade, agitando uma bandeira com uma folha de bordo (símbolo do Canadá) e as cores do arco-íris (marca registrada do movimento LGBT).

O jovem primeiro-ministro, que goza de imensa popularidade, vestia camisa salmão e calça jeans, tirou selfies e distribuiu apertos de mãos àqueles que se alinhavam ao longo do trajeto da parada.

A procissão colorida fez um minuto de silêncio em memória às vítimas do massacre de 12 de junho em uma boate gay de Orlando (Flórida, sudeste dos EUA), que deixou 49 mortos.

A cidade intensificou sua segurança, mas manteve medidas discretas para preservar o espírito festivo da celebração.

A polícia de Toronto não divulgou o número oficial de participantes, mas os organizadores esperavam um milhão de pessoas.

Trudeau também participou do evento anual no ano passado como líder do Partido Liberal, quando encabeçava a oposição ao governo do ex-presidente conservador Stephen Harper.

A primeira-ministra de Ontário – a primeira chefe executiva de uma província canadense abertamente gay – e o prefeito de Toronto, John Tory, também se juntaram a Trudeau na marcha.

Os três políticos participaram de um culto religioso a céu aberto na manhã deste domingo no distrito gay da cidade.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome