Theresa May vence primeira rodada de votação do novo premiê britânico

0
35
  • Tweeter

Reino Unido

Theresa May

Theresa May vence primeira rodada de votação do novo premiê britânico

mediaA ministra do Interior, Theresa May, pode se tornar a nova moradora do número 10 da Downing Street.
REUTERS/Peter Nicholls

A ministra britânica do Interior, Theresa May, foi a mais votada dos cinco candidatos para suceder o primeiro-ministro David Cameron, nesta terça-feira (5), em uma primeira rodada, que viu a eliminação do ex-ministro da Defesa, Liam Fox.

May, que apoiou timidamente a campanha pela permanência na União Europeia, conseguiu o apoio de 165 dos 330 deputados do Partido Conservador, que elegem seu líder e automaticamente o primeiro-ministro.

Atrás de May aparece a ministra da Energia, Andrea Leadsom (66 votos), partidária do Brexit, seguida por Michael Gove, o ministro da Justiça (48), outro partidário da ruptura com Bruxelas, e o secretário de Estado para a Aposentadoria, Stephen Crabb (34). Em quinto lugar aparece Liam Fox, que foi eliminado da corrida após obter 16 votos.

Decisão em setembro

O novo líder será conhecido, o mais tardar, em 9 de setembro, no final de um processo que começou com esta primeira rodada de votação dos deputados. Toda terça e quinta-feira haverá uma rodada que será concluída com a eliminação do candidato menos votado.

Quando restarem apenas dois, serão os 150.000 militantes do partido que farão a escolha. Cameron renunciou em 24 de junho, um dia após o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, em que os britânicos optaram pela saída.

Dois dos cinco candidatos defenderam o Brexit: Michael Gove e Andrea Leadsom. Ambos receberam o apoio de Boris Johnson e têm a simpatia do partido de extrema-direita antieuropeu Ukip, liderado até segunda-feira por outro grande protagonista do Brexit, Nigel Farage, que também pediu demissão e deixou a vida política.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome