TERRORISMO/INTERPOL: Interpol identifica quase 6 mil jihadistas estrangeiros dos 25 mil em zonas de combate

0
50

Terrorismo/Interpol –

Artigo publicado em 18 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 18 de Novembro de 2015

Interpol identifica quase 6 mil jihadistas estrangeiros dos 25 mil em zonas de combate

Jihadista belga Abdelhamid Abaaoud é apontado como mentor dos atentados de 13 de novembro em Paris.Jihadista belga Abdelhamid Abaaoud é apontado como mentor dos atentados de 13 de novembro em Paris. Reproiduç

RFI

A Interpol anunciou nesta quarta-feira (18) que identificou 5,8 mil jihadistas estrangeiros dos aproximadamente 25 mil que aderiram aos grupos radicais que lutam em zonas de combate. De acordo com o chefe da organização, Jurgen Stock, os extremistas são provenientes de mais de 50 países.

"Algumas estimativas apontam que o número de estrangeiros terroristas ultrapassa 25 mil", declarou Stock em uma conferência antiterrorista em Sevilha, no sul da Espanha, após os atentados de Paris na última sexta-feira (13). Os ataques coordenados deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos.

A uma plateia de especialistas, policiais e investigadores do mundo inteiro, reunidos neste evento de três dias, o chefe da Interpol ressaltou que há uma diferença significativa entre o número de terroristas estrangeiros identificados e a quantidade que estima existir em zonas de conflito, especialmente na Síria e no Iraque.

Stock também criticou a falta de troca de dados sobre suspeitos de terrorismo entre os países. "A informação é a base do trabalho da polícia e deve ser compartilhada com a Interpol", reiterou.

Para o chefe da organização, com os massacres em Paris, o grupo Estado Islâmico enviou um sinal claro que está levando sua batalha "até nossas casas e capitais".

25 mil terroristas de cem países

Um relatório das Nações Unidas destacou recentemente um expressivo aumento dos combatentes estrangeiros do grupo radical com relação a 2014. Os mais de 25 mil jihadistas envolvidos em conflitos armados são originários de mais de cem países, de acordo com a ONU.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome