TERRORISMO: França pode ser alvo de novos atentados nos próximos dias, diz premiê

0
56

Terrorismo –

Artigo publicado em 16 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 16 de Novembro de 2015

França pode ser alvo de novos atentados nos próximos dias, diz premiê

O primeiro-ministro Manuel Valls na rádio RTL.O primeiro-ministro Manuel Valls na rádio RTL. Reprodução / RTL

RFI

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, disse nesta segunda-feira (16) que a França pode ser alvo de outros ataques terroristas “nos próximos dias ou nas próximas semanas”. Em entrevista à rádio RTL, o premiê convocou a população do país a se preparar para possíveis novos atentados.

“Não digo isso para criar medo, mas para que os franceses estejam plenamente conscientes”, ressalvou. A França bombardeou alvos estratégicos do grupo jihadista Estado Islâmico na Síria e as forças de segurança realizaram mais de 160 operações, com dezenas de detidos em território francês, em resposta aos atentados de Paris, que já tiveram cinco autores identificados.

“Os franceses retomam o trabalho, as crianças voltam à escola, a vida deve ser retomada, mas viveremos por muito tempo com esta ameaça terrorista e é preciso se preparar para novos ataques”, afirmou Valls na entrevista (assista ao vídeo abaixo).

Risco não apenas para a França

Ao meio dia em Paris, os franceses respeitaram um minuto de silêncio para recordar as vítimas dos atentados mais violentos da história do país, que deixaram pelo menos 129 mortos e mais de 350 feridos, muitos deles em estado grave. Várias cidades europeias seguiram a iniciativa, como sinal de solidariedade.

No domingo à noite, apenas 48 horas depois da tragédia, aviões franceses bombardearam a cidade de Raqa (norte da Síria), reduto do EI, que reivindicou os atentados. Os ataques destruíram um campo de treinamento e depósitos de armas, segundo autoridades francesas.

O governo reforça o dispositivo de segurança, com a convocação de 3.000 soldados adicionais em seu território, o que eleva a 10.000 o total de militares mobilizados desde os atentados de janeiro. O premiê ainda disse que outros ataques terroristas estão sendo preparados, "não apenas contra a França, mas contra outros países europeus".

Assista ao vídeo:

Manuel Valls : "Le terrorisme peut frapper de… par rtl-fr

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome