Solar Impulse 2 pousa em Nova York e encerra travessia americana

0
56
  • Tweeter

energia solar

Avião

Estados Unidos

Solar Impulse 2 pousa em Nova York e encerra travessia americana

mediaO avião Solar Impulse 2 sobrevoou a Estátua da Liberdade antes de aterrissar em Nova York.
Andre Borschberg, Jean Revillard/SI2/Handout via Reuters

Ao aterrissar na madrugada deste sábado (11) no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, após ter sobrevoado a Estátua da Liberdade, o avião Solar Impulse 2 concluiu sua travessia pelos Estados Unidos. A próxima etapa de sua volta ao mundo será cruzar o Oceano Atlântico para chegar à Europa.

O avião decolou pouco antes da meia-noite do aeroporto de Lehigh Valley, na Pensilvânia, leste dos Estados Unidos, e pousou em Nova York às 3h39 minutos, pelo horário local, ou seja, um minuto antes do previsto. Antes, o aparelho sobrevoou Manhattan, o porto de Nova York e a Estátua da Liberdade.

"É simplesmente incrível", afirmou o piloto suíço André Borschberg ainda durante o voo, quando passava pela estátua iluminada. "É um sonho", afirmou.

Câmeras instaladas em barcos no porto de Nova York filmaram a chegada e o trajeto do avião, que tem o peso de um carro, mas a envergadura de um Boeing 747. Ao se aproximar de Nova York, o piloto declarou que terminar a travessia dos Estados Unidos na Estátua da Liberdade, um "símbolo da liberdade de empreender, da liberdade de inovar", "é um momento muito forte para mim".

O avião Solar Impulse 2, ao decolar da cidade de Tulsa,no Estado norte-americano de Oklahoma.
Jean Revillard/SI2/Reuters

Próxima etapa

Na sequência, o Solar Impulse 2 irá atravessar o Oceano Atlântico para chegar à Europa, antes de retornar à Abu Dhabi, de onde partiram os dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg, no dia 9 de março de 2015.

O avião é movido por hélices que funcionam pela energia fornecida por 17 mil células fotovoltaicas. Ele se desloca a uma velocidade média inferior a 50 Km/h, embora possa dobrar essa velocidade quando exposto ao sol. Os dois pilotos se revezam em cada etapa. Durante o voo, eles só podem dormir alternadamente pois os dados técnicos devem ser checados a cada 20 minutos.

A equipe que acompanha essa volta ao mundo do Solar Impulse 2 transporta um verdadeiro hangar inflável, que pode ser instalado em qualquer lugar para proteger o avião, após o pouso.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome