Sequestradores de avião líbio se rendem em Malta

0
41

Sequestradores de avião líbio se rendem em Malta

Por

RFI

mediaPassageiros desembarcam de avião líbio sequestrado e desviado para Malta.
Reuters

Os dois líbios que sequestraram e desviaram nesta sexta-feira (23) um avião líbio para Malta se renderam após libertarem todos os passageiros e tripulantes da aeronave, anunciou o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat.

"Os piratas do ar se renderam, eles foram revistados e colocados em detenção", escreveu Muscat no Twitter.
Pouco antes, os sequestradores pediram asilo político em Malta e queriam anunciar a criação de um partido político pró-Muamar Kadafi, morto em 2011.

Um primeiro grupo de 25 mulheres e um bebê foram libertados pouco antes das 14h (11h de Brasília), seguido por outros grupos, somando um total de 109 pessoas libertadas, anunciou Muscat pouco depois das 14h30 (11h30 de Brasília), no Twitter. Segundo Muscat, havia 28 mulheres, um bebê e 82 homens, além de sete membros da tripulação a bordo do Airbus A320 da companhia Afriqiyah Airways.

Segundo um correspondente da AFP no local, os passageiros desceram calmamente do avião. O aeroporto, que chegou a ser fechado, começou a retomar o tráfego e vários voos conseguiram pousar. Uma fonte do Governo de União Nacional (GNA) em Trípoli, informou que "piratas" sequestraram o avião e o desviaram para o aeroporto de La Valeta, em Malta.

Caos domina Líbia desde 2011

O avião, que realizava um voo doméstico, havia decolado do aeroporto de Sabha (sul) e deveria pousar em Trípoli, capital da Líbia, mas desviou para Malta, pequena ilha mediterrânea localizada a 350 km ao norte de Trípoli. As negociações para a libertação de todas as pessoas a bordo estão sendo conduzidas pelo chefe do Exército de Malta.

Na pista do aeroporto internacional Luqa de Malta, a aeronave foi rapidamente isolada. Veículos militares se posicionaram rapidamente e o avião foi cercado por soldados. O aeroporto permaneceu fechado por várias horas. Vários voos, principalmente provenientes de Londres, Bruxelas e Paris, estavam previstos para esta sexta-feira.

A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do ditador Muamar Kadafi em 2011 e várias milícias disputam o controle do território, apesar da instalação de um governo de unidade nacional (GNA), apoiado pela comunidade internacional.

Malta assume a partir de 1° de janeiro a presidência rotatória da União Europeia.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome