Saiba quem é Mohamed Lahouaiej Bouhlel, o autor de atentado de Nice

0
59
  • Tweeter

Atentado em Nice

Terrorismo

Saiba quem é Mohamed Lahouaiej Bouhlel, o autor de atentado de Nice

Por

Daniella Franco

mediaA casa da família de Mohamed Lahouaiej-Boulel em Msaken, na Tunísia, foi cercada após o atentado de Nice.
REUTERS/Zoubeir Souissi

Ao contrário do que havia sido informado logo após o ataque, o motorista do caminhão que matou pelo menos 84 pessoas era tunisiano, e não francês. Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, foi abatido pelas forças de ordem que trabalhavam na segurança da queima de fogos durante a festa nacional francesa, na noite de quinta-feira (14).

Lahouaiej Bouhlel é natural da cidade Msaken, no litoral nordeste da Tunísia. As autoridades tunisianas informaram que ele esteve em seu país de origem pela última vez há quatro anos e não era conhecido por ter opiniões políticas ou religiosas radicais.

O autor do ataque era casado, tinha três filhos, e trabalhava como motorista profissional de veículos pesados. Ele morava em Nice e era portador de um visto de residência com validade de 10 anos, que foi encontrado dentro do caminhão utilizado no massacre.

De acordo com o procurador-geral da República, François Molins, o agressor tinha algumas passagens pela polícia devido a delitos menores, brigas no trânsito e violências familiares. Mas não era fichado ou investigado pelos serviços antiterrorismo.

Lahouaiej Bouhlel morava em um prédio de quatro andares em um bairro do norte de Nice. O local foi alvo de uma operação policial na manhã desta sexta-feira (15). Os vizinhos o descrevem como um homem "silencioso e solitário". Muitos dizem que ele não tinha aparência de uma “pessoa religiosa”.

Um dos moradores do bairro disse que Lahouaiej Bouhlel nunca respondia ao cumprimentos dos vizinhos. Outra pessoa declarou que sempre achou o motorista “suspeito”.

Antes de ser morto, Lahouaiej Bouhlel atropelou centenas de pessoas, avançando deliberadamente e em alta velocidade um enorme caminhão frigorífico, de 19 toneladas, ao longo de dois quilômetros da avenida beira-mar. Antes de ser morto, ele ainda trocou tiros com a polícia.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome