Rússia lamenta exclusão de atletismo nos Jogos do Rio

0
71
  • Tweeter

Rússia

Jogos Olímpicos

Rússia lamenta exclusão de atletismo nos Jogos do Rio

Por

RFI

mediaDuas vezes campeã olímpica, a russa Elena Isinbayeva fica fora dos Jogos do Rio.
REUTERS/Dylan Martinez

O governo russo "lamenta profundamente" a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que rejeitou o recurso dos 68 integrantes do atletismo russo suspensos dos Jogos do Rio, declarou nesta quinta-feira (21) o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A decisão, declarou Peskov à imprensa, afeta os "atletas que não têm nada a ver com o doping", criticando o conceito de "responsabilidade coletiva".

O ministro russo dos Esportes, Vitali Mutko, também contestou a posição do TAS. "Do meu ponto de vista, é uma decisão subjetiva, bastante politizada e sem fundamentos jurídicos", declarou Mutko à agência TASS depois do anúncio do TAS, que priva os atletas russos suspensos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de ir para o Rio.

"O tribunal tomou uma decisão que viola os direitos dos atletas saudáveis. Vamos continuar defendendo nossa honra e nossa dignidade, está na hora de recorrer diante da justiça civil", avisou Mutko em entrevista coletiva, da qual parte da imprensa internacional foi barrada, inclusive a AFP. A coletiva acabou sendo transmitida na TV local.

"Czarina" critica decisão de excluir atletismo russo

A principal estrela afetada por essa decisão é a rainha do salto com vara, Yelena Isinbayeva, conhecida como a “czarina”. "Obrigada a todos por terem enterrado o atletismo", afirmou à agência de notícias russa TASS. A atleta sonhava em conquistar seu terceiro ouro olímpico nos Jogos do Rio, que serão disputados de 5 a 21 de agosto.

A decisão de suspensão coletiva dos integrantes do atletismo russo foi pronunciada em 17 de junho pela IAAF, depois das acusações de doping organizado contra a Federação Russa de Atletismo.

Agora, o Comitê Olímpico Internacional deve decidir em até seis dias sobre a participação da delegação russa no Rio, nos outros esportes, após a revelação do relatório McLaren, que explica como era realizado um sistema de doping organizado pelo Estado russo, entre 2011 e 2015, em 30 modalidades diferentes.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome