Rússia anuncia trégua humanitária de dez horas em Aleppo na sexta

0
28

Rússia anuncia trégua humanitária de dez horas em Aleppo na sexta

Por

RFI

mediaA cidade de Urum al-Kubra, na província de Aleppo.
REUTERS/Ammar Abdullah

Uma nova "pausa humanitária" em Aleppo, segunda maior cidade da Síria e devastada pela guerra, será observada na sexta-feira (4) durante dez horas sob as ordens do presidente Vladimir Putin, informou nesta quarta-feira o exército russo em um comunicado.

O anúncio da trégua – de 9h às 19h, no horário local – foi feito pelo chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov. Segundo ele, a decisão foi tomada de comum acordo com as autoridades sírias.

Uma primeira trégua humanitária de três dias em Aleppo declarada pelos exércitos russo e sírio expirou em 22 de outubro, sem permitir a evacuação de civis e feridos nem a retirada dos combatentes.

Oito corredores humanitários criados para esses fins permanecem quase desertos. "Todos os corredores humanitários estabelecidos anteriormente vão continuar para permitir a saída de civis e combatentes", disse o general Gerasimov.

"Dado que os nossos colegas americanos são incapazes de separar a oposição dos terroristas, falamos diretamente aos líderes de todos os grupos armados e pedimos que cessem os combates e deixem Aleppo com suas armas", ressaltou.

O exército sírio, apoiado pela aviação russa, lançou em 22 de setembro uma vasta ofensiva para retomar os bairros da zona leste de Aleppo.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome