Rock independente se apresenta no festival Pitchfork de Paris

0
98

Rock independente se apresenta no festival Pitchfork de Paris

Por

Patricia Moribe

mediaO festival Pitchfork acontece na Grande Halle, em La Villette, Paris.
ww.pitchforkmusicfestival.fr

A sexta edição do Pitchfork de Paris acolhe a partir desta quinta-feira (27) até sábado (29), 42 grupos e artistas para um festival que vem se estabelecendo como vitrine para a nova música independente, indo do indie-pop, passando pelo rock, até a música eletrônica.

Mas o evento francês, criado pelo site musical americano Pitchfork e a produtora de espetáculos Super, da França, enfrenta dificuldades neste ano para encher a Grande Sala do espaço La Villette, no norte da capital. Os organizadores lembram que grande parte do público vinha da Grã-Bretanha, que sente no bolso a baixa da libra por causa do referendo que aprovou o “Brexit”, a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Atentados e Brexit afastam público

A recente onda de atentados terroristas que atingiu a França também influencia no número menor de visitantes. Muitos reclamam ainda do preço do ingresso: €54 por noite ou três dias por €110. Os produtores do evento explicam que o festival não conta com subsídios públicos.

O grande trunfo do festival é a programação, repleta de exclusividades. Como a rapper inglesa M.I.A., que tem apenas duas datas na Europa nesta época: em Paris e em Manchester. O exigente público é jovem, com idades entre 25 e 35 anos, e adora música.

Pepitas entre desconhecidos

Também estão na programação: Suuns, Moderat, DJ Shadow, Bat for Lashes, Todd Terje e Warpaint, entre outros. A maior parte dos grupos ainda não lançaram um CD e é a primeira vez que se apresentam na França. O evento atrai não só o público jovem atrás de novos sons, como cada vez mais profissionais da indústria da música em busca de talentos ainda desconhecidos.

Eventos semelhantes acontecem também nos Estados Unidos, como o festival pioneiro South by Southwest, em Austin, Texas, ou em outros países da Europa, como o Eurosonic, na Holanda, o Reeperbahn alemão ou The Great Escape, na Inglaterra.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome