Reunião do COI decide destino da delegação russa

0
36
  • Tweeter

Reunião do COI decide destino da delegação russa

Por

RFI

mediaBach: presidente do COI dará palavra fiinal sobre russos neste domingo.
FABRICE COFFRINI / AFP

A participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é o principal assunto da reunião do COI que começou na tarde deste sábado (30) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Na reunião, que durará dois dias, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, deverá apresentar aos 15 membros da Comissão Executiva do COI um relatório sobre a preparação para a Olimpíada.

Oficialmente, a espinhosa questão sobre a possível suspensão dos atletas russos está agendada para domingo, quando o presidente do COI, Thomas Bach, deverá fazer uma coletiva de imprensa às 17h de Brasília.

Indecisão

Mas a questão já está na boca de todo o mundo na Vila Olímpica. Afinal, quantos atletas russos poderão participar dos Jogos Olímpicos?

Se, em princípio, a Rússia deveria apresentar uma delegação com 387 atletas, depois do escândalo do doping sistemático revelado pelo relatório McLaren, esse número pode cair a quase a metade.

“Até agora eu posso garantir que nós competiremos em 29 das 34 disciplinas, com 266 pessoas”, declarou o ministro dos Esportes russo Vitaly Moutko, banido da Olimpíada pelo COI, em entrevista ao canal Match-TV.

Segundo o último recenseamento feito pela Agência France-Presse, 117 atletas russos já estão excluídos dos Jogos Olímpicos.

Mas as exclusões continuam: na sexta-feira (29) oito halterofilistas russos foram suspensos pela Federação Internacional de Halterofilismo.

O COI aguarda ainda as decisões das federações internacionais de boxe, ginástica, golfe e tae-kwon-do.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome