Premiê francês critica “polêmica política” sobre segurança em Nice

0
66
  • Tweeter

França

Premiê

Nice

Polêmica

Atentado

Atentado em Nice

Premiê francês critica "polêmica política" sobre segurança em Nice

Por

RFI

mediaUma mulher e sua filha andam perto de um memorial improvisado em Nice
REUTERS/Eric Gaillard

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, denunciou nesta segunda-feira (25) uma ofensiva da oposição de direita para “desestabilizar o governo” alimentando a polêmica sobre as falhas de segurança em Nice no dia do atentado, em 14 de julho.

“É uma polêmica puramente política”, denunciou o chefe do governo francês, em entrevista ao canal de TV RMC/BFMTV. O “recado” foi enviado ao ex-prefeito de Nice, Christian Estrosi, que não poupou críticas ao governo depois do ataque.

Neste domingo (23), o ministro do Interior Bernard Cazeneuve foi acusado por Sandra Bertin, uma policial de Nice que disse ter sido pressionada para mudar um relatório sobre o atentado, que deixou 84 mortos e mais de 350 feridos. Ela afirma que o governo pediu a ela que apagasse uma parte das imagens registradas pelas câmeras de segurança.

A questão mais controversa envolve o número de policiais, considerado insuficiente, e as barreiras de viaturas estacionadas para impedir a circulação no Passeio dos Ingleses. Na verdade, dois relatórios se contradizem: o primeiro, apresentado pela polícia municipal de Nice, afirma que o caminhão do motorista jihadista Mohamed Lahouaiej-Bouhlel subiu na calçada da avenida sem que nenhum policial estivesse presente para impedi-lo.

O segundo documento, divulgado pela polícia nacional, assegura que o caminhão “quis evitar uma barreira.” Nesta segunda-feira, o presidente François Hollande declarou mais uma vez que cabia à Justiça “e ninguém mais” descobrir a verdade.

Famílias das vítimas querem prestar queixa

O premiê francês defendeu o ministro do Interior dizendo que “nenhuma falha” poderia ser atribuída à polícia. “É preciso colocar essa ideia de que o Estado está tentando esconder alguma coisa, fomentando a dúvida”, declarou Valls. Ele declarou que um último relatório deve ser divulgado em breve. Nesta segunda-feira, as famílias das vítimas declararam sua intenção de prestar queixar contra o prefeito de Nice pela falta de segurança no momento do atentado.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome