POLôNIA/GOOGLE: Google inaugura campus de inovação tecnológica em Varsóvia

0
184

Polônia/Google –

Artigo publicado em 19 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 19 de Novembro de 2015

Google inaugura campus de inovação tecnológica em Varsóvia

Sexto campus Google será inaugurado em 2016 no BrasilSexto campus Google será inaugurado em 2016 no Brasil REUTERS/Dado Ruvic/Files

RFI

O Google inaugura hoje, em uma antiga destilaria de vodka na capital polonesa Varsóvia, seu quinto campus dedicado à inovação tecnológica, primeiro na Europa Central e Oriental. Esses centros de inovação do Google procuram oferecer a empresas startup espaços de trabalho de ponta, a preços baixos ou mesmo gratuitos, além da expertise técnica e mercadológica da companhia. A primeira unidade, criada em Londres em 2012, gerou 1,8 mil empregos, de acordo com a empresa. O próximo centro deve ser inaugurado em São Paulo, no primeiro semestre de 2016.

De acordo com o representante do Google na Polônia Piotr Zalewski, o campus de Varsóvia custou "vários milhões" de dólares, mas não visa o lucro nem a recuperação direta do investimento. De acordo com o comunicado publicado no site da empresa, "os campi são espaços para os empreendedores aprenderem, se contectarem e construírem empresas que vão mudar o mundo". A ideia é fornecer monitoria e treinamento não apenas das equipes do Google, mas também da comunidade startup e de empresários locais experientes.

De startup para startup

Como todas as grandes iniciativas do Google, o anúncio desse empreendimento foi calculado meticulosamente, para coincidir com o 25° aniversário das primeiras eleições democráticas polonesas. Em 4 de junho de 2014, o CEO da companhia, Eric Schmidt, comemorou em Varsóvia o fim do bloco comunista e afirmou, ao lado do premiê e presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que "o Google começou como um startup, em uma garagem. O apoio às startups está em nosso DNA". À época, Schmidt disse esperar que o Campus Varsóvia "estimule os empreendedores, fortaleçam o ecossistema de startups e encoragem ainda mais a inovação na Polônia".

De acordo com o Google, o novo campus é parte de um investimento mais extenso da empresa na região. Em Cracóvia, o grupo lançou o programa Google for Entrepreneurs, além do Laboratório de Economia Digital, em parceria com a Universidade de Varsóvia. O objetivo das duas iniciativas é "expandir o papel crucial da tecnologia digital no empoderamento da economia e avaliar as melhores políticas para a aceleração digital".

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome