Polícia turca prendre 13 suspeitos de atentado em Istambul

0
30
  • Tweeter

Turquia

Atentado

Istambul

Polícia

Polícia turca prendre 13 suspeitos de atentado em Istambul

Por

RFI

mediaO atentado ao aeroporto foi um dos mais violentos dos últimos 40 anos
OZAN KOSE / AFP

A polícia turca prendeu 13 pessoas nesta quinta-feira (30), entre elas três estrangeiros, suspeitos de terem participado do triplo atentado suicida cometido nesta quarta-feira (29) no aeroporto de Istambul por três kamikazes. O ataque deixou 42 mortos e 239 feridos.

A polícia realizou buscas em supostas células do grupo Estado Islâmico, situadas em três bairros pobres de Istambul: Pendik, Basaksehir e Sultanbeyli. Os policiais também estiveram na cidade costeira de Izmir. Um dos kamikazes, segundo as autoridades turcas, pode ser estrangeiro. O jornal Hürriyet afirma que se trata de Osman Vadimov, checheno de origem russa.

Por enquanto, o ataque ainda não foi reivindicado. Oficialmente, o governo não informou se as operações estavam diretamente ligadas ao atentado desta terça-feira.

Nove extremistas que estiveram em contato com membros do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria foram presos durante as quatro ações em Izmir. Os detidos são acusados de financiamento, recrutamento e apoio logístico ao grupo EI. As autoridades turcas e os Estados Unidos estimam que o ataque contra o aeroporto internacional Ataturk foi organizado pelos jihadistas.

Ataque foi o pior dos últimos 40 anos

O ataque desta terça-feira (28) à noite foi perpetrado por três homens armados, que atiraram na multidão em frente ao terminal internacional do aeroporto turco. Em seguida, eles acionaram seus cinturões de explosivos dentro do prédio. Este foi o pior atentado dos últimos 40 anos no aeroporto turco. O país tem sido alvo de uma série de ataques – este já é o quinto atentado desde 2015.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome