Pilotos da Air France entram em greve

0
49
  • Tweeter

França

Air France

Greve

paralisação

Pilotos da Air France entram em greve

Por

RFI

mediaMais de 80% dos voos estão assegurados hoje e amanhã, garante a companhia
REUTERS/Christian Hartmann/Files

Os dois principais sindicatos da companhia iniciam uma paralisação parcial neste sábado. A previsão é de que cerca de 20% dos voos sejam afetados até a próxima terça-feira (14).

A companhia Air France vai assegurar 83% dos voos que saem de Paris neste sábado e 80% neste domingo, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia. Cerca de 25% dos pilotos aderiram à greve hoje segundo o presidente da Air France, Frédéric Gagey, mas os sindicatos afirmam que o movimento reúne 70% dos funcionários.

“Temos uma boa mobilização”, garante o porta-voz do Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha, Emmanuel Mistral. “Preferiríamos nos sentar para conversar com Gagey em vez de discutir sobre a porcentagem de grevistas”, ironizou o representante sindical.

Em entrevista à rádio francesa RTL, o porta-voz da companhia assegurou que as portas da Air France estavam “abertas para negociações”. Segundo a empresa, 91% dos voos domésticos e 73% dos voos considerados de média distância estão garantidos. Entretanto, afirma o comunicado da empresa, “cancelamentos e atrasos não podem ser excluídos”.

A estimativa é que cada dia de greve custe cerca de € 5 milhões. As duas semanas de paralisação em setembro de 2014 contra um projeto de desenvolvimento europeu da companhia low cost Transavia custaram mais de € 400 milhões aos cofres da Air France.

Greve dos ferroviários e lixo

A greve dos ferroviários franceses perde força neste sábado e apenas 7% deles ainda aderem ao movimento, causando poucas perturbações no transporte. A paralisação dos lixeiros também continua, mas a prefeitura de Paris decidiu ontem contratar empresas privadas para limpar parcialmente as calçadas, tomada por contaîneres cheios de dejetos que transbordam, causam mau cheiro e atraem ratazanas. Metade dos caminhões de lixo que estavam bloqueados pelos grevistas foram retirados das garagens.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome