Papa Francisco pede abolição da pena do morte

0
36
  • Tweeter

Itália

Abolição

Pena de morte

Papa Francisco pede abolição da pena do morte

Por

RFI

mediaPapa Francisco volta a pedir abolição da pena de morte
(Foto: Reuters)

O papa Francisco voltou a pedir neste domingo (21) a abolição mundial da pena de morte, lembrando o mandamento da bíblia “Não Matarás”, que vale para culpados e inocentes.

Diante de dezenas de milhares de fiéis na praça da basílica de São Pedro, o papa também pediu aos católicos que trabalhassem a favor da instauração de uma “moratória” sobre todas as execuções durante o ano santo, que termina em novembro.

Em setembro de 2015, o papa já havia falado sobre o tema durante um discurso no Congresso Americano. Um assunto polêmico, já que vários estados americanos ainda autorizam a pena de morte.

“Estou convencido de que este é o melhor caminho: toda vida é sagrada, e todas as pessoas são dotadas de dignidade. A sociedade só pode beneficiar da reabilitação daqueles reconhecidos culpados pelos crimes”. O papa também demonstrou seu apoio aos bispos americanos que recentemente renovaram seu apoio à abolição da pena de morte.

Papa é conhecido por ter ideias mais progressistas que antecessores

O pontificado do papa Francisco vem se destacando pela tomada de posições mais liberais que seus antecessores. Uma delas, por exemplo, é em relação ao uso da camisinha, que ele diz ser "justificável em certas ocasiões", dando como exemplo a prostituta que recorre ao uso do preservativo. Ele lembra, entretanto, para não desagradar seu pares, "que é verdadeiramente necessária uma humanização da sexualidade".

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome