No tiro, Brasil ganha a primeira medalha na Rio 2016

0
140
  • Tweeter

Esporte

Olímpiadas

Jogos Olímpicos

Rio 2016

Medalha

Brasil

No tiro, Brasil ganha a primeira medalha na Rio 2016

Por

RFI

mediaAtleta brasileiro Felipe Wu comemora a medalha de prata.
REUTERS/Edgard Garrido

O brasileiro Felipe Wu conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil nos Jogos do Rio 2016. Wu ficou em segundo lugar no tiro esportivo, categoria pistola de ar de 10 metros, e subiu ao pódio para ganhar a medalha de prata.

A final emocionante foi no Centro de Tiro de Deodoro. Líder do ranking mundial e vencedor de duas etapas da Copa do Mundo neste ano, Wu era visto como grande chance de pódio do Brasil e não decepcionou, com a pontuação total na final de 202.1.

O ouro ficou com o vietnamita Xuan Vinh Hoang, que no último tiro ultrapassou o brasileiro para somar 202.5, enquanto o chinês Wei Pang, campeão olímpico em Pequim (2008), ficou com o bronze, aos 180.4 pontos.

A medalha de prata de Wu foi a primeira de um brasileiro no tiro esportivo desde Antuérpia, em 1920, há 96 anos, quando Guilherme Paraense conquistou o primeiro ouro do Brasil em Jogos Olímpicos.

Tarde tensa

Paulista de 24 anos, Wu chegou à final depois de ter a sétima melhor pontuação da fase classificatória, composta de seis séries de 10 tiros para cada um dos 46 atletas. Esta etapa distribuiu apenas oito vagas na final e foi repleta de altos e baixos para Wu, que não começou bem. Da pontuação perfeita de 100 pontos por série, o brasileiro começou a competição com placares de 96 e 95, considerados baixos e que fizeram o brasileiro aparecer somente na 30ª colocação.

Felipe Wu era uma das esperanças de medalha do Brasil – e não decepcionou.
COB/ divulgação

Com o andar da prova, Wu foi acalmando os nervos e escalando a tabela de classificação. Os placares de 99, 97 e 97 e 96 nas quatro séries seguintes lhe valeram um placar total de 580 e uma posição no Top 8, de onde não saiu mais.

O brasileiro Júlio Almeida também disputou a prova e terminou na 13ª colocação, fora da zona de classificação, com pontuação de 577 pontos.

A primeira colocação da classificatória ficou com o chinês Wei Pang (590 pts), campeão olímpico em Pequim em 2008, seguido do coreano Jongoh Jin (584), dono do ouro em Londres, e do eslovaco Juraj Tuzinsky (582).

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome