Morte de deputada acontece uma semana antes de referendo sobre Brexit

0
52
  • Tweeter

Brexit

União Europeia

Jo Cox

Morte de deputada acontece uma semana antes de referendo sobre Brexit

mediaLocal onde a deputada trabalhista Jo Cox foi atacada, em Birstall, norte da Inglaterra.
REUTERS/Craig Brough

A deputada trabalhista britânica Jo Cox, de 41 anos, morreu nesta quinta-feira (16) depois que um homem disparou contra ela em plena luz do dia em Birstall, no norte da Inglaterra, informou a polícia. O assassinato acontece a uma semana do referendo que vai decidir pela permanência, ou não, do Reino Unido na União Europeia (UE).

Testemunhas relatam que o agressor da deputada, partidária da permanência do Reino Unido na UE, teria gritado “Reino Unido primeiro”, um lema da ultradireita britânica. Com ferimentos de faca e tiros, Cox foi levada de helicóptero a um hospital de Leeds, mas não resistiu. A morte foi constatada às 12h48, horário local (8h48 em Brasília). Um outro homem foi ferido levemente, informou a polícia.

Um suspeito de 52 anos foi detido para interrogatório e várias testemunhas foram ouvidas pela polícia. Os vizinhos descrevem o homem como um “solitário”.

Líderes pró e contra o Brexit lamentam morte de Cox

“A família dos Trabalhistas e o país inteiro estão sob choque e muito tristes”, declarou Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, o Labour, pelo Twitter. “A morte de Jo Cox é uma tragédia. Ela era uma deputada engajada e afetuosa. Meus pensamentos vão para seu marido Brendan e seus dois filhos”, comentou o premiê David Cameron, em uma coletiva de imprensa.

Logo que a agressão foi divulgada, o campo militante pró-União Europeia anunciou a suspensão da campanha pelo resto do dia. O ex-prefeito de Londres Boris Johnson, líder do movimento pelo Brexit, ou seja, a saída do Reino Unido da UE, também cancelou as atividades programadas para esta quinta-feira. Já David Cameron anulou um evento pró-UE em Gibraltar, onde ele chegou durante a tarde.

O ataque aconteceu perto da biblioteca municipal de Birstall, onde Cox encontrava regularmente sua equipe. A deputada foi eleita nas eleições legislativas de 2015.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome