Michelle Obama e Rainha da Espanha se unem em evento “Let Girls Learn”

0
62
  • Tweeter

Estados Unidos

Presidenciais

Feminismo

Michelle Obama e Rainha da Espanha se unem em evento "Let Girls Learn"

Por

RFI

mediaA primeira-dama americana, Michelle Obama, cumprimenta Letícia, a Rainha da Espanha, durante evento em Madri.
REUTERS/Andrea Comas

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, avaliou nesta quinta-feira (30) a possibilidade histórica de uma mulher chegar à Casa Branca, durante um discurso em Madri, onde defendeu a educação das meninas.

"Estou orgulhosa de dizer que este ano, pela primeira vez na História, que poderemos eleger uma presidente mulher nos Estados Unidos", indicou Michelle na capital espanhola, em um auditório cheio de jovens entusiastas.

Michelle Obama fez referência à candidata democrata Hillary Clinton, que enfrentará em novembro o republicano Donald Trump na eleição presidencial americana. O presidente Barack Obama deverá se envolver efetivamente na campanha quando for participar de um primeiro ato a favor de sua ex-secretária de Estado, na próxima terça-feira (5), na Carolina do Norte (sudoeste dos Estados Unidos).

A primeira-dama, Michelle Obama, chegou a Madri na tarde de terça-feira, acompanhada de suas duas filhas, Malia e Sasha, e de sua mãe, Marian Robinson, vinda da África, em uma turnê com o objetivo de promover seu programa "Let Girls Learn" ("Deixe as meninas aprenderem").

"Quando as crianças não vão à escola, a saúde de suas famílias e a saúde pública dos países sofrem. Pode, inclusive, afetar a solidez da economia e da segurança de seus países", disse Michelle Obama, ovacionada pelas jovens, algumas das quais gritavam "I Love You" ("Eu te amo").

"É certo que temos feito avanços significativos" tanto nos Estados Unidos como na Espanha, no que diz respeito à diminuição da discriminação das mulheres em escolas e locais de trabalho, disse. Mas "também sabemos que as mudanças nas leis nem sempre se traduzem em mudanças culturais. E muitas de nós continuamos lutando contra normas obsoletas e suposições sobre o papel da mulher", afirmou.

Durante o ato, em um antigo matadouro transformado em centro cultural, a primeira-dama esteve acompanhada da rainha Letícia, a quem se referiu como uma "querida amiga". Michelle Obama retornará aos Estados Unidos na sexta-feira (1 de julho), poucos dias antes de seu marido, Barack Obama, visitar a Espanha, do dia 9 a 11 de julho, para se reunir com o rei Felipe VI e com o presidente Mariano Rajoy.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome