Libération gera forte polêmica ao revelar falta de policiamento no 14 de Julho em Nice

0
57
  • Tweeter

Imprensa

Atentado em Nice

Terrorismo

Segurança

Libération gera forte polêmica ao revelar falta de policiamento no 14 de Julho em Nice

Por

Daniella Franco

mediaCapa do jornal francês Libération desta quinta-feira, 21 de julho de 2016, estampa a manchete: "Nice: falhas e uma mentira".
Reprodução

O jornal Libération desta quinta-feira (21) traz uma revelação bombástica sobre o atentado de Nice, que deixou 84 mortos e mais de 200 feridos, na semana passada. Na manchete, o diário publica: "Nice: Falhas e uma Mentira", apontando erros da segurança do evento do 14 de Julho na avenida beira-mar da cidade, o Passeio dos Ingleses. "Contrariamente ao que afirmou o ministério do Interior, a entrada da zona de pedestres do Passeio dos Ingleses não estava protegida pela polícia nacional na noite do 14 de Julho", escreve Libération.

Em editorial, o jornal diz que, se acreditarmos no primeiro-ministro Manuel Valls e no ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, não houve falhas da segurança antiterrorismo. Mas o diário diz que o dispositivo no Passeio dos Ingleses na fatídica noite era muito mais leve do que o defendido pelo governo.

Uma investigação independente do jornal descobriu que apenas dois policiais municipais estavam nos arredores da entrada do Passeio dos Ingleses, onde o massacre começou. Além disso, ressalta que a viatura que a prefeitura garante que barrava a entrada do Passeio dos Ingleses nunca esteve lá, o que permitiu que o autor do ataque, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, entrasse sem dificuldades na área reservada para o público.

O efetivo da polícia nacional se posicionou a 370 metros de onde o ataque teve início, segundo Libé. Nesse trecho, dezenas de pessoas morreram e foram feridas. "370 metros de dúvidas", estampa a principal matéria do jornal sobre a polêmica.

Libération teve acesso aos relatórios da prefeitura de Nice sobre o dispositivo de segurança adotado nas celebrações do 14 de julho. Oficialmente, 42 policiais municipais estariam no local. Mas onde estavam no momento em que o tunisiano Mohamed Bouhlel começou o atropelamento em massa, ninguém sabe.

"Falhas e mentiras"

Para o jornal, a falta de transparência sobre o que realmente aconteceu na noite compromete o executivo francês. Em editorial, o jornal acusa o governo de querer esconder da população a falta de um dispositivo eficaz para garantir a segurança de 30 mil pessoas. "Que tudo não seja exposto ao público em um combate subterrâneo contra o Estado Islâmico, é lógico. Mas que não se trate o que aconteceu em Nice como um erro político e ético, prejudica a confiança naqueles que estão encarregados em proteger o país, começando pela cúpula do governo", escreve o jornal.

Se um dispositivo reforçado poderia ter mudado os rumos do que aconteceu, é impossível de responder, diz Libé. Mas o caminhão de Bouhlel nunca deveria ter chegado ao local. A começar porque, segundo a legislação francesa, caminhões com mais de 7,5 toneladas estão proibidos de circular entre as 22 horas dos sábados e as 22 horas de domingo.

O jornal ainda lembra que o agressor tenha feito várias idas e voltas entre os dias 12, 13 e 14 de julho ao Passeio dos Ingleses, para reconhecer o local, passando despercebido e sendo gravado por câmeras de segurança. Uma série de erros, escreve Libération, que precisam ser explicados à população.

Em resposta ao jornal, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou na manhã desta quinta-feira que vai pedir uma avaliação técnica e completa do dispositivo de segurança durante o evento para, segundo ele, "acabar com essa polêmica inútil".

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome