: Kerry se reúne com Hollande em Paris para demonstrar apoio após atentados

0
46

Artigo publicado em 16 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 16 de Novembro de 2015

Kerry se reúne com Hollande em Paris para demonstrar apoio após atentados

John Kerry participou de uma cerimônia diante da embaixada dos Estados Unidos em Paris na noite desta segunda-feira, um dia antes de se encontrar com o presidente francês.John Kerry participou de uma cerimônia diante da embaixada dos Estados Unidos em Paris na noite desta segunda-feira, um dia antes de se encontrar com o presidente francês. REUTERS/Dominique Faget

RFI

O presidente francês, François Hollande, recebe o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Paris nesta terça-feira (17). O representante de Washington está na capital francesa para reafirmar o apoio dos Estados Unidos após os atentados que deixaram pelo menos 129 mortos e mais de 350 feridos.

Quatro dias após os mais sangrentos atentados já cometidos na França desde a Segunda Guerra Mundial, Kerry será recebido por François Hollande no Palácio de Eliseu, sede da presidência do país. O norte-americano, que estava em Antalya, na Turquia, onde participou da cúpula do G20, desembarcou em Paris na noite de segunda-feira (16).

De acordo com o porta-voz do departamento de Estado norte-americano, John Kirby, durante a visita de Kerry, que não foi divulgada com antecedência por questões de segurança, o representante de Washington “reafirmará o compromisso dos Estados Unidos com nossa forte relação com a França". Ainda segundo as autoridades norte-americanas, o chefe da diplomacia, que também vai se reunir com o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, deve manifestar a "determinação" dos dois aliados em lutar contra o terrorismo.

François Hollande já havia anunciado que pretendia se encontrar, “nos próximos dias”, como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin. O líder francês declarou que espera poder “unir as forças” para combater o grupo Estado Islâmico na Síria. O encontro de Hollande com Kerry está previsto para às 9h40 (6h40 no horário de Brasília).

Francófono e francófilo, Kerry, que já visitou Paris mais de vinte vezes desde que assumiu o cargo, se manifestou com muita emoção sábado (14) em Viena, na Áustria, um dia após os atentados. Em francês, o chefe da diplomacia exprimiu sua solidariedade ao “mais antigo aliado” dos Estados Unidos.

Visita após gafe diplomática de janeiro

As autoridades norte-americanas foram severamente criticadas por não terem enviado Kerry ou o próprio presidente Barack Obama para participar da marcha realizada em Paris após os atentados de janeiro, quando dezenas de chefes de Estado e de governo integraram o cortejo de solidariedade. Diante da gafe diplomática, Washington enviou seu secretário de Estado dias mais tarde para visitar os locais próximos da redação do jornal satírico Charlie Hebdo e do supermercado kosher, alvos dos atentados terroristas.

Segundo as autoridades norte-americanas, nenhuma visita do gênero está prevista durante a passagem de Kerry pela capital francesa, principalmente por razões de segurança e das investigações em andamento nos locais.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome