Justiça francesa indicia 1ª suspeita de tentativa de atentado em Paris

0
37
  • Tweeter

França

Paris

Terrorismo

Ameaça

Grupo Estado Islâmico

Atentado

Justiça francesa indicia 1ª suspeita de tentativa de atentado em Paris

Por

RFI

mediaO carro com butijões de gás foi encontrado nas imediações da catedral Notre Dame de Paris, no domingo 4 de setembro de 2016.
REUTERS/Philippe Wojazer

A Justiça francesa indiciou a primeira mulher suspeita de participar da tentativa de um atentado com carro-bomba em Paris. A jovem de 29 anos foi indiciada e teve sua prisão provisória decretada na noite de sábado (10). Cinco outros suspeitos de envolvimento no caso, entre eles três mulheres jovens que teriam jurado lealdade ao grupo Estado Islâmico, continuam detidos para interrogatório pelo tribunal antiterrorista parisiense.

Ornella G., de 29, foi ouvida durante todo o sábado pelo juiz do tribunal antiterrorista de Paris, encarregado do caso. As impressões digitais dela foram encontradas no carro abandonado no centro de Paris, no último domingo (4), com vários butijões de gás. A jovem era fichada como radical, desde que tentou ir a Síria. Ela foi detida na terça-feira (6), juntamente com seu companheiro, no sul da França. O homem foi solto.

Ela foi formalmente indiciada por "associação ilícita relacionada a um atentado terrorista criminoso" e "tentativa de assassinato em grupo organizado", afirmou o Ministério Público. Os investigadores estão convencidos de que o carro, que estava estacionado perto da Catedral Notre-Dame com o pisca-alerta ligado e sem placa, seria usado em um atentado. O ataque falhou por alguma razão ainda desconhecida.

Comando terrorista feminino

Ornella G integrava um comando jihadista feminino, o primeiro da França, que planejava uma série de ataques em Paris e outras cidades da região parisiense, contra estações de trem e policiais. Os atentados foram comandados da Síria e as jovens atacariam a França em nome do grupo Estados Islâmico.

Após a descoberta do carro com os butijões de gás, a polícia conseguiu desmantelar rapidamente o grupo "pouco preparado, mas muito determinado", segundo os investigadores. Os suspeitos ainda detidos para interrogatório são quatro mulheres, uma delas menor de idade, e um homem de 23 anos.

A polícia se interessa particularmente em três jovens detidas na quinta-feira (8), a Boussy-Saint-Antoine, no sudoeste de Paris. Segundo uma fonte policial, Ines M., de 19 anos, filha do proprietário do carro-bomba, Sarah H., de 23 anos, e Amelle S., de 39 ans, planejavam cometer um atentado contra a estação Gare de Lyon, em Paris, na quinta-feira. A menor, de 16 anos, que está detida, é a filha mais velha de Amelle S, e o homem seria o noivo de Sarah H.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, informou que desde o início do ano quase 300 pessoas, envolvidas em redes terroristas, foram detidas no país. Ele garantiu que mobilização das foras de segurança e dos serviços de inteligência franceses é total.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome