Influência de máfia leva à dissolução da prefeitura de Corleone, na Sicília

0
54
  • Tweeter

Itália

Máfia

Influência de máfia leva à dissolução da prefeitura de Corleone, na Sicília

Por

RFI

mediaCorleone, no sul da Itália, famoso berço de mafiosos – reais e fictícios.
AFP

A prefeitura de Corleone, reduto histórico da máfia siciliana que inspirou a trilogia do cineasta Francis Ford Coppola, "O Poderoso Chefão", baseada em história de Mario Puzo, foi dissolvida pelo governo italiano por estar infiltrada pela máfia.

O governo italiano de centro-esquerda aprovou na quarta-feira (10) à noite a decisão de colocar Corleone sob o controle de uma comissão especial após uma investigação da polícia. A mesma decisão foi tomada para outras três cidades no sul da Itália, uma próxima a Nápoles e duas em Calábria, explicou um porta-voz do governo.

A célebre localidade de Corleone é um povoado de 12 mil habitantes que fica próxima a Palermo. O vilarejo tem vínculo histórico com o crime organizado, já que ali nasceram dois temidos chefões da "Cosa Nostra": Salvatore Riina (A besta), detido em 1993 em uma prisão de segurança máxima, e Bernardo Provenzano (O trator), que morreu em julho passado.

Apesar disso, é a primeira vez que a prefeitura de Corleone é dissolvida por ordem do governo, um procedimento que já foi aplicado a mais de 200 municípios italianos desde 1990.

No caso de Corleone, a decisão foi anunciada pelo ministério do Interior após mostrar que vários familiares de figuras muito conhecidas da máfia trabalhavam para o Conselho Municipal com o objetivo de garantir a entrega de importantes contratos, como a gestão de uma granja leiteira ou a construção de um edifício público, para determinados grupos.

(com informações da AFP)

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome