Hooligans estragam festa antes de jogo entre Inglaterra e Rússia

0
82
  • Tweeter

França

Eurocopa

Rússia

Inglaterra

Violência

Hooligans estragam festa antes de jogo entre Inglaterra e Rússia

mediaTorcedores ingleses lançam objetos contra policiais no porto de Marselha, antes do jogo entre Inglaterra e Rússia.
REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Torcedores ensanguentados no chão, atingidos por pontapés, cadeiras de bares sendo atiradas pelo ar, projéteis lançados contra as forças de ordem, gás lacrimogêneo: a violência ofuscou os preparativos do jogo entre Inglaterra e Rússia a ser disputado na noite deste sábado (11), em Marselha, sul da França.

No centro de Marselha, verdadeiras cenas de guerrilha urbana se repetem desde quinta-feira (9) à noite no Porto de Marselha com os hooligans altamente alcoolizados. As cenas na tarde deste sábado foram de extrema violência, com torcedores russos e ingleses se enfrentando e também contra os policiais.

A polícia usou gás lacrimogêneo e cães para dispersar diferentes grupos de torcedores. O primeiro balanço policial indica que cinco pessoas ficaram feridas e seis foram detidas para investigação.

Segundo a imprensa francesa, 100 mil ingleses se deslocaram para Marselha, mas apenas 25 mil tinham ingressos para assistir a partida. Um deles teria sido fortemente atingido em um dos confrontos e estaria entre a vida e a morte no hospital.

Para tentar evitar confrontos e garantir o acesso com segurança ao estádio Velodrome, as autoridades criaram dois itinerários diferentes para as torcidas russa e inglesa. Mas o esquema não evitou o encontro dos torcedores violentos em diferentes pontos da cidade e nos bares.

Jogos considerados de "alto risco"

Além dos riscos de ameaças terroristas, o fenômeno do hooliganismo também se tornou uma das maiores preocupações das autoridades francesas para esta edição da Eurocopa.

Torcedor é detido por policial, no porto de Marselha.
REUTERS/Jean-Paul Pelissier

O jogo entre Inglaterra e Rússia pelo grupo B é um dos cinco considerados de "alto risco" pela polícia francesa. A partida entre Turquia e Croácia neste domingo (12) no Parc des Princes, em Paris, também é um dos que mais preocupam os organizadores. Os outros três são: Alemanha e Polônia (Grupo C), Inglaterra e País de Gales (Grupo B), e Ucrânia e Polônia (Grupo C).

Todos eles ganharam um reforço no dispositivo de segurança. Para lutar contra o hooliganismo durante a competição, o governo francês instalou na cidade de Lognes o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI). Cerca de 180 policiais de 23 países diferentes já estão na França para participar dessa operação contra a violência entre torcidas.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome