Greve afetará trem entre Reino Unido, França e Bélgica

0
65
  • Tweeter

Eurostar

Greve

Trem

Reino Unido

Greve afetará trem entre Reino Unido, França e Bélgica

Por

RFI

mediaImagem de arquivo de um trem da Eurostar deixando a estação de St Pancras, em Londres.
REUTERS/Neil Hall

Uma parte dos funcionários do Eurostar, o trem que conecta a Bélgica e a França com o Reino Unido, realizará uma greve de sete dias neste mês para protestar contra suas condições de trabalho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo sindicato britânico RMT.

A primeira paralisação convocada pelo sindicato será de 12 a 15 de agosto, e a segunda de 27 a 29 de agosto. Cerca de 80 funcionários do Eurostar participam da mobilização. Por isso, segundo a companhia, o impacto no tráfego deve ser limitado.

"Para os dias de greve, prevemos algumas leves mudanças nos horários, de forma que todos os nossos passageiros que tenham uma reserva possam viajar. Os passageiros afetados pelas mudanças serão informados com antecedência", garante um porta-voz do Eurostar.

Segundo ele, a previsão é que a companhia cancele, no máximo, quatro trens por dia. "O impacto da greve será menor para quem reservou sua passagem", garante. Além disso, quando trens para Bruxelas forem cancelados, os trajetos a Paris não sofrerão alterações e vice-versa. Todas informações sobre as modificações ou cancelamentos poderão ser consultados no site da empresa.

Grevistas protestam contra desrepeito de acordo

O sindicato contesta o fato de a direção do Eurostar não respeitar um acordo fechado em 2008 sobre as condições de trabalho. "Os funcionários de bordo são submetidos a longas jornadas de trabalho e estão cansados de ver que a direção não cumpre seus compromissos", declarou o secretário-geral da RMT, Mick Cash.

Cash diz esperar que o Eurostar proponha um novo acordo que respeite as condições de trabalho. "Os funcionários têm direito a um equilíbrio justo entre sua atividade e sua vida privada", defende.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome