“Globalização é irreversível” diz Xi Jinping

0
59

"Globalização é irreversível" diz Xi Jinping

Por

RFI

mediaPresidente chinês Xi Jinping no discurso de abertura do Forúm Económico de Davos
REUTERS/Ruben Sprich

"A Globalização é irreversível", declarou esta terça-feira o Presidente chinês Xi Jinping, no discurso de abertura do Forúm Económico de Davos. Um discurso repleto de avisos para o próximo Presidente norte-americano, Donald Trump, que se mostra hostil ao livre comércio.

"De nada serve acusar a Globalização" para explicar todos os problemas do planeta, afirmou Xi Jinping durante o discurso de abertura do Fórum Económico Mundial, que acolhe pela primeira vez o chefe de Estado chinês.

"Toda a tentativa para acabar com as trocas de capitais, tecnologias e produtos entre os nossos países (…) é impossível e contrária à história", garantiu Xi Jinping, enviando uma mensagem clara ao Presidente norte-americano que assume funções nesta sexta-feira.

"Ninguém sairá vencedor de uma guerra comercial", prosseguiu o Presidente chinês, fazendo alusão às intenções de Trump criar barreiras alfandegárias para proteger os empregos dos norte-americanos.

Voltando à Globalização, Xi Jinping admitiu que se trata de "uma faca de dois gumes" que pode ter consequências negativas e que é fundamental "reequilibrar".

Paris e o acordo sobre o clima

Na sua estreia em Davos, o Presidente chinês continuou com os recados a Donald Trump, lembrando que o acordo de Paris sobre o clima é "uma vitória que foi alcançada com muitas dificuldades", e que todos os signatários "devem respeitá-lo". Por várias ocasiões, Donald Trump admitiu "matar" o acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

O 47.º Fórum Económico Mundial que decorre até sexta-feira em Davos, na Suíça, reúne empresários, líderes políticos, ONG's e sociedade civil, tem como tema central as desigualdades económicas.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome