FUTEBOL/CORRUPçãO NA FIFA: Fifa pedirá banimento vitalício de Michel Platini, afirma advogado do cartola

0
131

Futebol/Corrupção na Fifa –

Artigo publicado em 24 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 24 de Novembro de 2015

Fifa pedirá banimento vitalício de Michel Platini, afirma advogado do cartola

O cartola francês Michel Platini, que pode ser banido do mundo do futebolO cartola francês Michel Platini, que pode ser banido do mundo do futebol REUTERS/Eric Gaillard/Files

RFI

O comitê de ética da Fifa pedirá o banimento vitalício do presidente da UEFA, Michel Platini, de qualquer atividade profissional ligada ao futebol. O ex-craque francês, atual vice-presidente da Fifa, já está suspenso por 90 dias, enquanto a Justiça investiga um pagamento suspeito de US$ 2 milhões que ele recebeu do presidente Joseph Blatter, também suspenso.

O pedido da Fifa foi divulgado nesta terça-feira (24) por Thibaud d'Ales, um dos advogados de Platini, que classificou a possível pena como "escandalosa" e "excessiva". D'Ales afirmou que "o banimento pode acontecer em caso de corrupção comprovada, mas a punição é nitidamente excessiva e não tem relação alguma com o caso". Representantes de Joseph Blatter, que deixa o cargo no início do ano, se recusaram a informar se a mesma pena foi pedida para o chefão do futebol mundial.

Mas o comitê investigativo da organização afirmou que o relatório com o pedido de sanções foi entregue às equipes legais dos dois cartolas. Sem se referir à pena proposta, o porta-voz da Fifa Andreas Bantel confirmou à AFP que "Michel Platini e seus advogados receberam o relatório, bem com um pedido do comitê investigativo". De acordo com Bantel, "eles conhecem o teor do documento e podem comentá-lo livremente".

Complô

O órgão responsável pela investigação interna na Fifa havia anunciado na segunda-feira a abertura de um processo contra Blatter e Platini, cujo veredicto seria anunciado no mês que vem. Até lá, o presidente da Uefa, um dos seis candidatos para a sucessão do suíço na presidência da Fifa, está proibido de concorrer ao cargo. Para poder disputar, ele teria que passar um teste de integridade que não pode ser conduzido sob suspensão. A eleição está marcada para 26 de fevereiro e os outros cinco candidatos já passaram pela prova e se dedicam às atividades de lobby.

De acordo com d'Ales, existe um complô dentro da instituição para impedir que Michel Platini se torne o novo homem-forte da instituição. Até o aparecimento das suspeitas de corrupção, o francês de 60 anos era o favorito ao cargo. "Fico imaginando se a pessoa responsável pela investigação não deveria ser chamada de 'pessoa responsável por tirar Michel Platini da corrida pela presidência da Fifa'?", ironizou o advogado, acrescentando que "as máscaras estão caindo uma a uma na Fifa – o calendário eleitoral está sendo manipulado e há uma estratégia para barrar a candidatura de Platini".

Pagamento indevido

Para o advogado, "a exposição pública (do caso) mostra uma clara intenção de prejudicar" seu cliente. Mas, no sábado, o comitê de ética da Fifa optou justamente por não revelar a natureza da punição pedida contra os cartolas, alegando os princípios de privacidade e presunção da inocência. Foi o Ministério Público suíço que revelou em outubro que Blatter estava sob investigação por suspeita de corrupção. O nome de Platini apareceu no inquérito não como suspeito de corrupção ativa, mas como destinatário de US$ 2 milhões, recebidos em 2011 por um trabalho realizado uma década antes.

Os dois alegaram inocência, mas admitiram que não tinham um contrato que regulasse a transação, definida por Platini como "acordo de cavalheiros". Na última semana, Blatter e Platini tiveram seus apelos contra as suspensões de 90 dias rejeitados e o ex-capitão da seleção francesa levou o caso para o Tribunal de Arbitragem do Esporte, que deve emitir um parecer nos próximos dias.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome