FRANçA/TERRORISMO: Operação policial na periferia de Paris deixa ao menos dois terroristas mortos

0
37

França/Terrorismo –

Artigo publicado em 18 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 18 de Novembro de 2015

Operação policial na periferia de Paris deixa ao menos dois terroristas mortos

Cerca de 50 militares participam da operação antiterrorista em Saint-Denis, periferia de Paris, nesta quarta-feira (18).Cerca de 50 militares participam da operação antiterrorista em Saint-Denis, periferia de Paris, nesta quarta-feira (18). REUTERS/Christian Hartmann

RFI

A polícia francesa está neste momento conduzindo uma operação em um apartamento no centro da cidade de Saint-Denis, que fica ao norte de Paris, onde estaria escondido um grupo envolvido nos ataques da última sexta-feira (13) na capital francesa. A ministra da justiça da França acabou de dizer que a operação caminha para o seu encerramento, mas pelo menos dois homens ainda estariam escondidos dentro do apartamento.

A ação da polícia começou as 4h30 da manhã pelo horário local, 1h30 em Brasilia, e teve muitas trocas de tiros entre os policiais e os homens que se escondem dentro do apartamento. Pelo menos duas pessoas morreram durante a operação com a explosão de uma mulher-bomba.Três pessoas foram detidas.

Também há pelo menos três policiais feridos. O alvo dessa operação era Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser um dos organizadores dos atentados e que contiuna foragido, mas não há a confirmação de que ele esteja dentro do apartamento. Em gravações feitas pelos vizinhos do local, que fica na mesma cidade do estádio Stade de France, é possível ouvir uma grande quantidade de tiros, além de explosões durante toda a madrugada.

Já foi determinado que as escolas do centro de Saint-Denis não abrirão hoje (18) e a polícia, claro, recomenda que ninguém se aproxime da região, que está totalmente isolada até que essa operação seja encerrada. O que se espera é que a polícia esclareça o que foi que desencadeou a operção, já que o próprio prefeito de Saint-Denis diz que ainda não sabe se a origem de tudo foi um atentado ou a intervenção policial.

Ameaças de atentados

Dois voos da Air France provenientes dos Estados Unidos com destino a Paris tiveram que ser desviados e pousar antes do previsto após duas ameaças anônimas de que haveria bombas nas aeronaves. Um dos voos partiu de Washington com 262 pessoas e acabou aterrissando na cidade de Halifax, no Canadá. Outro voo, que partiu de Los Angeles com 497 passageiros foi desviado e aterrisou em Salt Lake City, estado de Utah.

As ameaças foram feitas por telefone, cerca de duas horas após a decolagem dos aviões. A Air France diz que autoridades americanas estão investigando a origem dos telefonemas e não soube precisar se as duas ameaças teriam sido feitas pela mesma pessoa. As aeronaves pousaram em segurança e passageiros relatam que não houve pânico ou qualquer tipo de incidente.

Suspeito foragido

Os investigadores estão à procura de mais um possível autor dos atentados de Paris. Um vídeo teria comprovado a participação de um nono terrorista nos ataques que deixaram 129 mortos e mais de 300 feridos na sexta-feira. O homem foi filmado no carro com Abdeslam Salah, um dos suspeitos, que continua foragido.

Depois examinar as imagens captadas pelas câmeras de segurança, os investigadores concluiram que além de Brahim Abdeslam, que detonou um cinturão de explosivos no restaurante Comptoir Voltaire, no 11° distrito de Paris, e seu irmão Salah, que continua foragido, um terceiro homem, que ainda não foi identificado, também estaria no carro com os terroristas.

Se a informação for confirmada, ele seria o nono autor dos ataques. O veículo visto nas imagens foi encontrado no domingo em Montreuil, na periferia de Paris, com três metralhadoras. Até agora, apenas cinco jihadistas, entre os sete mortos nos ataques, foram identificados. O grupo Estado Islâmico havia anunciado, no vídeo em que reivindica os ataques, que oito terroristas teriam participado da ação. A polícia continua em busca de possíveis cúmplices da operação.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome