FRANçA: Volta de mentor dos atentados de Paris aos locais dos ataques gera indignação

0
74

França –

Artigo publicado em 25 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 25 de Novembro de 2015

Volta de mentor dos atentados de Paris aos locais dos ataques gera indignação

A polícia retirada vítimas que estavam dentro do Bataclan durante o ataque em 13 novembro.A polícia retirada vítimas que estavam dentro do Bataclan durante o ataque em 13 novembro. REUTERS/Christian Hartmann

RFI

O mentor dos atentados de Paris, Abdelhamid Abaaoud, muito provavelmente visitou os locais atingidos pelos terroristas na noite de 13 de novembro, segundo novas revelações feitas pelos investigadores dos massacres. Para autoridades francesas, o retorno aos locais dos ataques revela o lado "cínico" e "desumano" do terrorista.

O telefone do celular do suspeito foi localizado em vários locais do 10° e 11° distritos. O procurador de Paris, François Molins, explicou que as investigações telefônicas permitiram concluir que muito provavelmente Abbaoud voltou aos diferentes cenários dos atentados, inclusive durante a intervenção da unidade de elite no local. Na casa de shows morreram 90 pessoas.

Para a ministra da Justiça, Christiane Taubira, o retorno de Abbaoud aos locais dos ataques mostra "um cinismo de pessoas que estão fora da humanidade". Para a ministra, não se pode deixar de tentar compreender tais atos para poder "antecipar e se defender de maneira precisa e eficiente" de novas ameaças. Ela confirmou que o presidente François Hollande, que esteve no Bataclan após a intervenção policial, foi informado pelos serviços de segurança dos riscos.

Ataque evitado

O procurador disse que as investigações também confirmaram que Abaaoud, morto na semana passada pela polícia em Saint-Denis, planejava um novo ataque de grandes proporções em La Défense, bairro empresarial da capital francesa. Ele faria o atentado-suicida na companhia do homem que também morreu na operação policial de Saint-Denis, mas ainda não foi identificado.

A justiça francesa indiciou na terça-feira (25) um primeiro suspeito de envolvimento nos ataques. Jawad Bendaoud, que forneceu o apartamento a Abaaoud e aos outros terroristas que se refugiaram no local, foi indiciado por associação em quadrilha visando uma ação terrorista e foi detido provisoriamente.

Bélgica identifica mais um suspeito

Na Bélgica, um novo suspeito de envolvimento nos atentados de Paris foi identificado. A justiça belga emitiu na terça-feira (24) um mandado de prisão internacional contra Mohamed Abrini, de 30 anos. Ele foi fotografado em 11 de novembro em um posto de gasolina, quando dirigia um dos carros usados nos ataques na capital francesa. Ele estava ao lado de, Salah Abdeslam, francês nascido na Bélgica que participou dos ataques e continua foragido.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome