França abre investigação sobre segurança em Nice no dia do atentado

0
41
  • Tweeter

França

Investigação

Nice

Segurança

França abre investigação sobre segurança em Nice no dia do atentado

Por

RFI

mediaO ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, rejeitou as acusações de fragilidade na luta antiterrorista.
REUTERS/Stephane Mahe

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou nesta quinta-feira (21) que pedirá uma averiguação do dispositivo de segurança na avenida Passeio dos Ingleses, em Nice, onde um atentado deixou 84 mortos e centenas de feridos no dia 14 de julho.

Segundo um comunicado divulgado pelo ministro, o inquérito ficará a cargo da Inspetoria Geral da Polícia Nacional. O objetivo é colocar um fim à polêmica sobre as falhas que teriam permitido o autor do ataque, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, entrar com seu caminhão na avenida durante as comemorações da Queda da Bastilha.

“A investigação vai mostrar a realidades desse dispositivo, e colocar um fim em polêmicas inúteis”, diz o texto do comunicado. “Ela se insere no processo de transparência e verdade que devemos às vítimas e suas famílias. Esta tem sido a postura do governo desde o terrível atentado ocorrido em Nice.”

Os meios disponibilizados pela França para garantir a segurança na cidade no dia da festa nacional têm sido objeto de discussões acaloradas entre a oposição de direita e o governo. Na semana passada, pouco depois do atentado, o ministro francês afirmou num primeiro momento que “viaturas impediam a passagem das barreiras no Passeio dos Ingleses”.

Segundo o jornal Libération, na noite da tragédia, apenas um carro da polícia municipal impedia a passagem da barreira no Passeio dos Ingleses, por onde entrou o caminhão conduzido por Bouhlel. As outras viaturas estavam posicionadas a 400 metros da avenida.

Comunicados contraditórios alimentaram polêmica

Ainda de acordo com o jornal francês, que teve acesso às imagens das câmeras de segurança instaladas no local, não havia nenhum policial presente no momento do ataque. O Ministério do Interior não negou a informação, mas seus dois comunicados foram contraditórios, o que alimentou a polêmica e as críticas em relação à postura do governo.

A trajetória do caminhão na Promenade des Anglais, Nice, 14 de julho de 2016.
RFI

O atentado aconteceu por volta das 22h30 na França, 17h30 pelo horário de Brasília. Um homem, dirigindo um grande caminhão branco em alta velocidade, atropelou, por cerca de 2 quilômetros centenas de pessoas que assistiam aos fogos do 14 de Julho, a festa nacional da França, na avenida beira-mar da cidade, chamado de Passeio dos Ingleses.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome