Fracassa tentativa de golpe na Turquia, que deixou mais de 200 mortos

0
53
  • Tweeter

Turquia

Golpe militar

Fracassa tentativa de golpe na Turquia, que deixou mais de 200 mortos

Por

RFI

mediaFracassa tentativa de golpe na Turquia
REUTERS/Baz Ratner

A tentativa de golpe de estado que abalou a Turquia na noite de ontem fracassou, segundo anúncio do general Ümit Dündar, chefe interino das Forças Armadas do país. Ele afirmou que 104 golpistas foram mortos em confronto com as forças leais ao governo. Além disso, 1.563 militares foram detidos.

O general também confirmou que, do outro lado, 90 pessoas morreram – 41 policiais, dois soldados e 47 civis, qualificados de mártires pelo chefe militar. Segundo ele, o golpe foi desmantelado graças a uma solidariedade total entre o presidente, o primeiro-ministro e as forças armadas leais ao governo.

O ministro do Interior ordenou a destituição de cinco generais e 29 coronéis.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, garantiu hoje que permanece no poder e convocou a população a ocupar as ruas para defender a Nação. Ele deu uma entrevista coletiva durante no aeroporto de Istambul, onde foi recebido por uma multidão que agitava bandeiras turcas.

Ele disse que aqueles que usarem tanques serão capturados porque esses tanques não lhes pertencem.

Durante est manhã, caças-bombardeiros F-16 atacaram tanques dos rebeldes em torno do Palácio Presidencial em Ancara. Tiroteios persistiam hoje em vários bairros de Ancara, após uma noite confusa marcada por explosões atribuídas a bombardeios aéreos.

Durante a noite de sexta-feita, os militares golpistas abriram fogo em Istambul sobre a multidão. Na capital Ancara, dezessete policiais foram mortos em um confronto envolvendo os militares golpistas.

Ainda na capital turca, um caça F-16 da Força Aérea derrubou um helicóptero Sikorsky das forças "golpistas", e vários tanques do Exército cercaram o Parlamento em Ancara e o aeroporto internacional Ataturk, em Istambul.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome