Fortes chuvas e inundações deixam cerca de 20 mortos na Macedônia

0
31
  • Tweeter

Macedônia

Chuvas

Inundações

Morte

Fortes chuvas e inundações deixam cerca de 20 mortos na Macedônia

Por

RFI

mediaA tempestade que atingiu a capital Skopje na noite de sábado, 6 de agosto de 2016, provocou inundações e deslizamentos de terra.
Robert ATANASOVSKI / AFP

Fortes chuvas e inundações deixam ao menos 20 mortos na Macedônia, na região dos Balcãs, no sudeste da Europa. A tempestade atingiu a capital Skopje na noite de sábado (6). As vítimas foram descobertas na manhã deste domingo (7), informou o porta-voz da polícia macedônia. O saldo de vítimas é ainda provisório.

As fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e inundações relâmpagos. Em duas horas, choveu em Skopje o equivalente ao volume registrado normalmente em todo o mês de agosto, segundo o Instituto de Hidrometeorologia Nacional. Mais de 800 impactos de raios foram assinalados. As imagens dos carros sendo levados pela enchente testemunham da violência do fenômeno. Só parou de chover na manhã deste domingo.

A tempestade, com ventos de até 70 km/h, atingiu principalmente a periferia nordeste de Skopje, onde foi registrada a maioria das vítimas. Na região, a água chegou a subir 1,5 m. Um morador do subúrbio de Singelic relatou que a água invadiu sua casa e que todos os móveis, incluindo a geladeira e a televisão, flutuavam. "Foi um pesadelo", desabafou Baze Sprioovski, de 43 anos. Nesta manhã, Singelic continuava sem luz e internet.

Buscas por vítimas continuam

Segundo as primeiras informações da polícia, a maioria das 16 vítimas morreu afogada. Entre elas, uma menina de oito anos que chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu. Três mortos ainda não foram identificados, declarou a porta-voz da polícia macedônia, Liza Bendevska. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas.

Várias pessoas continuam desaparecidas. As buscas continuam e o balanço de mortos pode aumentar, indicou a porta-voz. As autoridades municipais pedem prudência à população. Os moradores são aconselhados a não sair de casa e, principalmente, a não andar de carro. Várias ruas e uma rodovia periférica de Skopje estão inundadas. Além disso, o serviço de meteorologia prevê um tempo instável neste domingo, com possibilidade de novas tempestades.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome