FBI não recomenda apresentar acusações por e-mails de Hillary Clinton

0
33
  • Tweeter

Hillary Clinton

Email

FBI

FBI não recomenda apresentar acusações por e-mails de Hillary Clinton

Por

RFI

mediaHillary Clinton, candidata democrata à presidência dos EUA.
EUTERS/Rick Wilking

O diretor do FBI, James Comey, anunciou nesta terça-feira (5), que a instituição não recomendará apresentar acusações contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, embora tenha afirmado que ela foi "extremamente descuidada" no uso de e-mails particulares durante sua gestão.

Em uma declaração à imprensa que não permitiu perguntas, Comey disse que Hillary utilizou vários servidores privados para suas mensagens, que muitos de seus e-mails incluíam informação secreta e que é possível que "atores hostis" tenham tido acesso a eles.

Comey acrescentou que a equipe de investigadores realizou uma análise de outros casos de má manipulação de informação secreta e classificada para estabelecer critérios sobre acusações a serem apresentadas. "Não pudemos encontrar um caso que possa dar suporte à apresentação de acusações criminais nestes fatos", disse.

FBI não vê má fé nas irregularidades

De acordo com Comey, os casos analisados anteriormente incluem má manipulação intencional de informação reservada, "deslealdade" em relação aos Estados Unidos ou obstrução de Justiça. "Não vemos nada disso neste caso", afirmou.

Por isso, disse Comey, o FBI deixará a decisão final nas mãos do Departamento de Justiça, com a ressalva de que não há "acusações adequadas" para ser apresentadas contra a ex-secretária de Estado.

As investigações, acrescentou o funcionário, não encontraram "evidências claras" de que Hillary ou seus assessores tenham pretendido violar as leis, embora "existam evidências de que foram extremamente descuidados em seu uso de informação muito sensível, altamente classificada".

Comey garantiu quea investigação foi conduzida de forma "competente, honesta e independente".

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome