Estudante é confundido com homem-bomba e provoca pânico em Bruxelas

0
38
  • Tweeter

Bélgica

Terrorismo

Segurança

Estudante é confundido com homem-bomba e provoca pânico em Bruxelas

Por

RFI

mediaMilitares continuaram patrulhando o centro de Bruxelas após a prisão do suspeito de terrorismo.
REUTERS/Francois Lenoir

A polícia belga fechou várias ruas do centro de Bruxelas nesta quarta-feira (20) após o alerta de que um homem com atitude suspeita poderia estar carregando uma bomba. Após horas de tensão, as autoridades constataram que se tratava de um estudante que fazia uma experiência sobre a radiação.

A confusão começou no meio do dia, quando a polícia foi avisada de que um homem chamou a atenção por seu comportamento considerado suspeito no centro de Bruxelas. Além de usar um grande casaco, apesar do forte calor, vários fios podiam ser vistos saindo de suas roupas, o que fez a população pensar que ele estaria ocultando uma bomba.

As autoridades enviaram imediatamente equipes de especialistas em bombas para o local e cercaram a região. Várias lojas fecharam suas portas e uma biblioteca pública chegou a ser esvaziada às pressas. Segundo Christian De Coninck, um porta-voz da polícia de Bruxelas, o homem mostrava um comportamento “muito passivo e muito suspeito” diante dos policiais, o que reforçou o temor de que “ele estivesse carregando explosivos”.

No entanto, após ser rapidamente imobilizado pela polícia, as autoridades constataram que, na verdade, tratava-se de “um estudante que fazia pesquisas sobre ondas e radiação em Bruxelas”. Ainda de acordo com o porta-voz, o equipamento, apesar de “muito suspeito, era inofensivo”.

Bruxelas permanece em alerta máximo desde o ataque de extremistas contra o aeroporto e o metrô da cidade em 22 de março, quando 32 pessoas morreram. Além disso, o mal-entendido acontece na véspera da festa nacional belga, celebrada em 21 de julho com queima de fogos de artifício, parada militar e bailes. O governo belga chegou a cogitar anular as festividades, principalmente após o massacre de Nice, quando um homem atropelou centenas de pessoas no dia da festa nacional francesa. Porém as autoridades decidiram manter os evento, mas com um dispositivo de segurança reforçado.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome