Em vídeo, autores de ataque a igreja na França prestam lealdade ao grupo EI

0
40
  • Tweeter

Vídeo

Terrorismo

Grupo Estado Islâmico

Padre

Em vídeo, autores de ataque a igreja na França prestam lealdade ao grupo EI

mediaFlors em homenagem ao padre assassinado, em frente à igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray.
REUTERS/Pascal Rossignol

O grupo Estado Islâmico (EI) divulgou um vídeo, nesta quarta-feira (27), no qual dois homens apresentados como os autores do ataque contra uma igreja no noroeste da França prestam lealdade ao chefe dos extremistas.

Divulgada pela agência Amaq, órgão de propaganda do EI, a gravação mostra dois homens jovens ao lado de uma faixa do grupo. Um deles recita, em árabe, o tradicional texto de lealdade ao "emir dos crentes" Abu Bakr al-Baghdadi.

Os dois homens, barbudos e se apresentando com seus nomes de guerra – Abu Omar e Abu Jalil al-Hanafi – juram "obediência" ao chefe do grupo EI de mãos dadas. Dois extremista mataram degolado na terça-feira um padre e feriram gravemente uma pessoa na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na Normandia, no noroeste da França.

O grupo extremista reivindicou no mesmo dia o ataque, afirmando que foi realizado por dois de seus "soldados", segundo a agência Amaq. Os autores do ataque "responderam assim aos apelos de atacar os países da coalizão" internacional que combate o EI no Iraque e na Síria, de acordo com a agência.

Segundo terrorista identificado

No final da tarde desta quarta-feira, a polícia confirmou a identidade do segundo terrorista do ataque à igreja. Seria um jovem de 19 anos, originário de Aix-Les-Bains, na região da Saboia. Ele seria igualmente fichado pela polícia por radicalização.

O outro terrorista, identificado antes, também tinha 19 anos, e sofria de distúrbios comportamentais. Era obcecado pela Síria, para onde tentou viajar duas vezes, um dos assassinos da igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, de nacionalidade francesa era, de acordo com várias testemunhas, uma verdadeira "bomba-relógio".

Nascido em 25 de março de 1997, na Normandia, região no noroeste da França, onde o ataque ocorreu, Kermiche veio de uma grande família, de acordo com vizinhos e parentes. A família, de origem argelina, já havia relatado sua radicalização e se preocupava com o caminho seguido pelo jovem, de acordo com um representante muçulmano da cidade.

De acordo com o jornal francês Le Monde, o jovem tinha acompanhamento psicológico desde os seis anos de idade e durante a sua adolescência foi internado várias vezes, incluindo durante 15 dias em uma unidade psiquiátrica.

Descrito como uma "criança hiperativa" e expulso do colégio aos 12 anos por "distúrbios comportamentais", Kermiche era uma verdadeira "bomba-relógio", de acordo com o testemunho de um jovem do bairro citado pelo jornal Le Parisien.

"Ele falava sobre o Islã, que faria coisas. Ele me disse que iria atacar uma igreja há dois meses. Eu não acreditava nele, ele dizia um monte de coisas", afirmou um adolescente do bairro à rádio RTL, considerando que Kermiche sofreu uma "lavagem cerebral".

O jovem vivia com seus pais em uma pequena casa localizada a menos de dois quilômetros da igreja, onde fez seis pessoas reféns durante uma missa, matou o padre e feriu gravemente um paroquiano.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome