Diplomata belga vai negociar saída do Reino Unido da EU

0
44
  • Tweeter

Brexit

Europa

David Cameron

Diplomata belga vai negociar saída do Reino Unido da EU

Por

RFI

mediaDiplomata suíço vai coordenar Brexit.
REUTERS/Eric Vidal

A União Europeia (EU) apontou neste sábado (25), o diplomata belga Didier Seeuws para dirigir as negociações de separação com o Reino Unido. Os britânicos votaram na quinta-feira (23) no referendo que confirmou o Brexit.

Seeuws, de 50 anos, estará à frente de uma força tarefa responsável pela negociação, confirmou à AFP Preben Aamann, porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O diplomata era até agora diretor dos departamentos de Transportes, Telecomunicações e Energia do Conselho Europeu, uma instituição da UE formada pelos chefes de Estado ou de Governo dos 28 países do bloco. Antes ele havia sido chefe de gabinete do anterior presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, que concluiu mandato em novembro de 2014.

Cameron acusado de tomar a Europa como refém

Os britânicos se pronunciaram na quinta-feira a favor da saída da UE, provocando uma crise inédita na história comunitária. O governo britânico precisa agora invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite pedir uma saída voluntária e unilateral da União Europeia.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, favorável à permanência na UE, afirmou que vai deixar o cargo após o referendo, mas considerou que a decisão de invocar o artigo 50 corresponderá a seu sucessor, que a princípio deve assumir o cargo em outubro.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, considerou "escandalosa" a espera e afirmou que Cameron estava "tomando todo o continente como refém".

(com informações da AFP)

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome