Crise no Brasil é saudável, diz o prêmio Nobel Vargas Llosa

0
80
  • Tweeter

Dilma Rousseff

Lula

Brasil

Crise política

Impeachment

Crise no Brasil é saudável, diz o prêmio Nobel Vargas Llosa

Por

RFI

mediaO escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura de 2010, é um dos convidados da Feira do Livro de Buenos Aires.
REUTERS/Andrea Comas

O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse nessa quinta-feira (5), na Argentina, que considera "muito saudável" que o Brasil passe pela crise política atual. A declaração do prêmio Nobel de Literatura foi feita durante sua participação na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.

Questionado sobre a situação do Brasil, o autor de A guerra do fim do mundo disse que “o que está acontecendo em Brasília é um protesto do setor mais saudável e criativo do país diante de uma democracia que estava gangrenada pela corrupção".

O escritor também lança farpas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, "o mundo inteiro tinha santificado Lula, e logo os brasileiros são os primeiros a descobrir que seu regime é a fonte de uma corrupção sem precedentes na história do país". Para o autor, a crise política "demonstra a liberdade que permitiu" que os problemas fossem expostos.

"O regime de Dilma Rousseff herdou uma corrupção que nasce com Lula. Então, é bom que o Brasil viva essa catarse e tire seus santos do pedestal", completou o escritor.

Vargas Llosa é um dos convidados da 42ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que termina na próxima segunda-feira (9). Além do escritor peruano, o evento conta a participação de outro Nobel de Literatura, o sul-africano John M. Coetzee. Entre os brasileiros, estão presentes Camila do Valle, Vera Malaguti Batista e Luiz Ruffato.

(Com informações da AFP)

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome