Com 213 mortos, Iraque tem pior atentado de sua história

0
41
  • Tweeter

Iraque

Atentado

Grupo Estado Islâmico

Ataques

Com 213 mortos, Iraque tem pior atentado de sua história

Por

RFI

media

O Iraque acordou de luto nesta segunda-feira (4) depois de um piores ataques suicidas da história do país, ocorrido neste domingo. Mais de 200 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas no atentado, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O primeiro-ministro iraquian, Haider Al-Abadi,prometeu punir os responsáveis e adotou um luto nacional de três dias. A explosão também provocou incêndios em vários prédios e lojas, causando mais vítimas fatais do que foi divulgado inicialmente pelas autoridades do país.

Al Abadi esteve nesta segunda-feira no bairro de Karrada, em Bagdá, onde um carro explodiu na madrugada ontem à noite no meio da rua, uma das mais movimentadas da capital. Centenas de pessoas faziam compras antes da festa que marca o fim do Ramadã, o jejum muçulmano. O grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque, que visou a comunidade xiita no Iraque, considerada “herege” pelos radicais sunitas.

Apesar das derrotas que vêm sofrendo no campo de batalha, perdendo redutos importantes como Tikrit, Ramadi ou Fallouja, os extremistas ainda tem capacidade para organizar violentos ataques. O premiê iraquiano também pediu ao ministério do Interior a intensificação do chamado dispositivo “Rapiscan”, que busca fiscalizar os veículos e caminhões na entrada de Bagdá. O governo tem tido dificuldade para instaurar medidas de segurança contra o terrorismo.

Estados Unidos reagem ao ataque

O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança americano, Ned Price, disse que o ataque reforçava a determinação do país em apoiar o exército segurança iraquiana. Os americanos lideram a coalizão internacional que efetua os ataques áereos nas áreas controladas pelo grupo EI. Os jihadistas também estão sob pressão na Síria, onde perderam terreno no norte e no leste, mas ainda conservam importantes territórios, entre eles Raqa .

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome